Pages

sábado, 14 de agosto de 2010

Dilma tem 8 pontos sobre Serra na média

Com os quatro principais institutos finalmente concordando sobre a liderança de Dilma Rousseff (PT), a petista abriu 8 pontos porcentuais sobre José Serra (PSDB) também na média móvel das pesquisas: 41% a 33%.

Marina Silva (PV) tem 9%, na média. Os demais candidatos não pontuaram. O cálculo inclui a mais recente pesquisa divulgada, do Datafolha, e as anteriores, do Ibope e Sensus.

Desde meados de maio a média das pesquisas vem apontando que a curva de Dilma ultrapassara a de Serra, embora a distância entre ambos tenha se mantido dentro da margem de erro até o fim de julho.

Em agosto, a liderança isolada ficou caracterizada. A diferença média em favor da Dilma passou de 4 para 5 pontos (após o Sensus), foi a 7 pontos (pós-Ibope) e agora chegou a 8. É sinal do crescimento da identificação de Dilma com o presidente Lula por mais eleitores.

Com o início do horário eleitoral na terça-feira, Dilma terá quase 50% a mais de exposição diária que seu principal adversário. Dilma está a 3 pontos de uma potencial vitória no 1.º turno.Análise do Estadão

2 Comentários:

Eason Nascimento disse...

Quando o DataFolha assume 8 pontos é porque a realidade aponta para um numero maior. Esta diferença vai ser vista no dia 3 de outubro.
http://easonfn.wordpress.com

Anônimo disse...

O consórcio Demo-Tucano vive em permanente batalha com as pesquisas. Quanta perda de tempo! Agora, pasmem, culpam o JN pela derrocada que se avizinha.
Para ajudar na discussão, fiz uma análise das pesquisas, desde Ago/2009, que descrevo abaixo (vide dados históricos de pesquisas no blog do Fernando Rodrigues, http://noticias.uol.com.br/fernandorodrigues/pesquisas/2010/1turno/presidente.jhtm). MARINA SILVA – Começou a série histórica com 3% de média. Seu melhor desempenho ocorreu em Dez/2009, com 9,5%. Hoje, detém média de 8,83% de intenções de votos;
JOSÉ SERRA - Começou a série histórica com 33,5% de média. Seu melhor desempenho ocorreu em Dez/2009, com 39,5%. Hoje, tal qual uma estrela cadente, detém seu pior desempenho, com 32,87% de intenções de votos;
DILMA ROUSSEFF - Começou a série histórica com 18,5% de média. Seu melhor desempenho ocorre neste momento, com 40,53% de intenções de votos.
Os valores descritos representam a média dos quatro principais institutos de pesquisas.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração