Pages

sábado, 28 de agosto de 2010

Cheiro de maracutaia nas pesquisas estaduais

Pouco tempo atrás, Datafolha e Ibope andaram arrumando empates e até uma inusitada recuperação da vantagem de José Serra (PSDB) nas pesquisas presidenciais, tentando segurar a queda do demo-tucano.

Com a percepção popular de que havia maracutaia nas pesquisas, e com os institutos ficando desmoralizados, acabaram se ajustando à realidade, agora no mês de agosto, após o início do horário eleitoral na TV.

É aquela história: não dá para enganar a todos o tempo todo.

Mas os demo-tucanos estão vendo a Onda Vermelha, depois de arrastar a eleição presidencial, começa a atingir os estados, afetando as eleições de governadores, senadores e deputados.

Mercadante (PT/SP) e Netinho de Paula (candidato ao senado pelo PCdoB) mostram uma subida robusta. Os candidatos ao senado da base de apoio a Dilma, na Bahia, em Pernambuco e Rio de Janeiro, estão subindo rapidamente e tirando a liderança de antigos demo-tucanos.

E aí é que a maracutaia das pesquisas desponta nos estados, semelhante ao que aconteceu nas pesquisas presidenciais dos meses passados. Estão segurando a queda de Alckmin (PSDB/SP), a queda de Cesar Maia (DEMos/RJ), e outros. Há dúvidas se o candidato de Aécio, Anastasia não está sendo inflado.

Em alguns estados o Ibope e Datafolha estão batendo cabeça.

Para senador, no Rio de Janeiro, a pesquisa Globo/IBOPE colocou Cesar Maia (DEMos) na frente. Nem o Datafolha teve coragem de tamanho despudor.

O presidente Lula apóia, no Rio, Lindberg (PT) e Crivella (PRB, do vice José Alencar). A Globo quer eleger Cesar Maia (DEMos) e Picciani (PMDB), um ruralista, porque ambos tem perfil conservador e dócil com a emissora.

Lindberg (PT) está crescendo e deve ultrapassar Cesar Maia (DEMos). Crivella tem base eleitoral construída, pois foi um bom senador para o estado do Rio, não esteve envolvido em escândalos em seu mandato, foi fiel ao governo Lula no senado tanto quanto José Alencar foi na vice-presidência, e manteve relacionamento republicano no poder. Mas tem como obstáculo pouco tempo na TV, poucas inserções, e ainda uma absurda proibição do TRE de incluir a imagem presidente Lula (devidamente autorizada) em seu programa. Quem entende essa justiça eleitoral? O Serra que é adversário pode, o Crivella que é aliado não pode.

Independente dessa conjuntura, a pesquisa Globo/IBOPE, com César Maia em primeiro, está com forte cheiro de maracutaia.

Os números:

DATAFOLHA:

Marcelo Crivella (PRB): 37%
Cesar Maia (DEM): 32%
Lindberg (PT): 24%
Picciani (PMDB): 16%

IBOPE/Globo:

Cesar Maia (DEM): 33%
Marcelo Crivella (PRB): 30%
Lindberg (PT): 24%
Picciani (PMDB): 17%

O cheiro de maracutaia do Globope é tão forte, que os números de todos os candidatos batem. Só Crivella foi "derrubado", para deixar Cesar Maia na frente.

11 Comentários:

Cleverson Lima disse...

No Paraná tbm... A Dilma virou e está na frente, o Requião e a Gleisi lideram tbm com folga ao senado, mas o Osmar não sobe só desce nas pesquisas....muito estranho...

Airton disse...

Serra aliviado:

http://metalcadente.blogspot.com/2010/08/um-lugar-bem-limpinho.html

Reg disse...

Dificilmente cesar maia ganha para senador no Rio.
Favelizou a cidade, não ligou para os problemas das favelas, construiu aquele monstrengo da cidade da música.
Por isto duvido que esteja em primeiro lugar nas pesquisas.

Carlos Ribeiro disse...

O programa da Dilma esta noite, foi covardia pro Serra. Arrepiou mesmo.

Eason Nascimento disse...

Nestas eleições estaduais o Ibope já "errou" várias vezes contra o PT. Lembro-me do caso da Bahia e o famoso caso de Marta Suplicy em São Paulo. É bom ficarmos atentos e se for o caso exigirmos uma devassa nos números e metodologia a exemplo do que os tucanos fizeram com o Sensus mais recentemente.
http://easonfn.wordpress.com

Mônica Santos disse...

A oposição e o PIG estão assustados com a força do Lula e da Dilma e vao fazer de tudo para que o PSDB e aliados não sejam praticamente enterrados por completo nesta eleição.Ja vi alguns jornalistas do pig falando que um perigo o PT eleger Dilma e ter a maioria no congresso.Por isso as pesquisas tem segurado a queda dos candidatos da opo.Veremos até quando isso vai durar.

josé lopes disse...

Votar no Cesar Maia é dose. Povo que vota na Dilma não pode votar no DEMO com Cesar Maia. É colocar a raposa no galinheiro. Pesquisem no Google: Cesar Maia Cidade da música superfaturamento e fraude. Cesar não cuidou nem da cidade emburacada do Rio, não cuidou da Educação, não cuidou da Saúde e não vai votar com nosso povo no senado federal. Sem falar que o Cesar Maia é autor de uma resolução ou coisa parecida que permitia que as crianças mudassem de série escolar sem prestar exames. Nos últimos anos fabricou milhares de semi analfabetos.

ludovicensis disse...

" Felizmente o Maranhão inteiro conhece as pesquisas do Ibope no estado. 'Errou' todas. O povo quer e vai derrotar de novo os reis do tapetão " http://bit.ly/9XDzQ9

Andre Luis disse...

Ô Zé Augusto ... me engana que eu gosto ! Com a Dilma ganhando em SP, é mais fácil o "serrista" votar no Mercadante. O Datatucano vai ter que jogar a toalha em 15 dias. O máximo que eles irão conseguir em SP vai ser o segundo turno. Foi por conta disso que Lula chamou a atenção para o desânimo da campanha. Tem que brigar pelo primeiro turno. E é possível.

Salomão disse...

Serra é só o candidato da Rede Globo, do Jornal O Globo, Folha de São Paulo, SBT, Portal UOL, Revista Veja, Portal G1, Rádio CBN, Rádio Globo, Revista Época, Estadão,... Dilma é a candidata do povo brasileiro!!!!

Glecio disse...

Otimo artigo do jornalista Pedro Ayres. Assistam o video!!
http://pedroayres.blogspot.com/2010/08/mercadante-netinho-e-marta-surfam-na.html

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração