Pages

sábado, 3 de julho de 2010

Virá que eu vi: Um índio desceu na campanha de Serra e pode até exterminar toda a tribo tucana

Em 1976, quando Caetano Veloso gravou a canção "Um Índio" num álbum dos Doces Bárbaros, seria impossível prever que sua profecia se realizaria em plena disputa presidencial de 2010. Impávido que nem Muhammed Ali, apaixonadamente como Peri, tranquilo e infalível como Bruce Lee, um índio desceu de uma estrela colorida e desembarcou na campanha de José Serra. E, assim como num típico verso de Caetano, "as coisas que eu sei que ele dirá, fará, não sei dizer assim de um modo explícito". Aliás, nem Serra deve saber, pois antes de definir seu companheiro de chapa, que será o deputado federal Índio da Costa, havia tido um único encontro com ele. Se perguntarem ao jovem parlamentar do DEM o que dirá ou fará, nem o próprio saberá responder. Índio da Costa é, antes de tudo, um grande salto no escuro. Um mergulho no abismo.

Pode-se dizer que nenhum eleitor vota em vice, por melhor que seja. É verdade. Mas também é fato que um vice mal escolhido pode contribuir muito para uma derrota. Quem, em sã consciência, se sentirá confortável com o risco de que, numa eventualidade qualquer, um garoto imberbe da zona sul carioca, de apenas 39 anos, desconhecido por 99,99% dos brasileiros, sem experiência política e mesmo sem experiência de vida, possa assumir a Presidência da República? Uma irresponsabilidade suprema. Ah, mas ele foi relator do projeto Ficha Limpa, dirão alguns. Então o risco é ainda maior, pois a história brasileira não se cansa de ensinar, didaticamente, que convém desconfiar de todos aqueles que fazem da ética seu estandarte.

O "índio" do DEM, no entanto, pode cumprir uma missão histórica: a de exterminar toda a tribo tucana. O PSDB entrou como favorito na disputa eleitoral, mas cometeu tantos erros que pode sair dela como um partido em extinção, assim como os índios arara ou caiapó. Um partido de caciques que já não falam a mesma língua.

Bom, mas e os outros vices? O deputado Michel Temer, o de Dilma Rousseff, pode ter todos os pecados do mundo, mas carrega uma certa densidade institucional. É presidente da Câmara e representa um grande partido. O empresário Guilherme Leal, de Marina Silva, possui uma história de sucesso e um discurso autêntico. Índio da Costa já foi "prefeitinho de Copacabana" na gestão de Cesar Maia. Sua escolha talvez seja a flechada definitiva na candidatura Serra. E o resultado disso virá nas próximas pesquisas. Virá que eu vi, como diria Caetano. Ou não.Por;Leonardo Attuch

9 Comentários:

Ary disse...

Pelo modo que a direita e seus escribas tentam endeusar e vender o Índio - baluarte da ética - nós, que conhecemos José Erra, chegamos à conclusão que o "relator" do Ficha Limpa está em péssima companhia.

Sergio Silva disse...

" O Datafolha também perguntou qual candidato ganhará as eleições presidenciais. Para 43% dos entrevistados, Dilma será a eleita, ao passo que 33% acham que Serra ganhará a disputa.

Entre os eleitores do tucano, 12% apostam em Dilma. Entre os eleitores da petista, 7% apostam no adversário. "

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2010/07/03/eleitor-de-dilma-se-declara-mais-decidido-que-o-de-serra.jhtm

Anônimo disse...

Tucana diz que Serra escolheu ficha suja para vice - http://www.marcoslula13.blogspot.com e/ou http://www.aevr.zip.net

sonia disse...

Site vai medir arrecadação em pedágios
Um jornalista e um programador de internet instalaram o ‘pedagiômetro’, atualizado em tempo real
MARÍLIA ROCHA - REGIÃO
No mesmo dia em que passaram a ser aplicados os novos valores das praças de pedágio definidos pela Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transporte do Estado de São Paulo)
, anteontem, entrou no ar pela internet o “pedagiômetro”, uma ferramenta que estima em tempo real o quanto se arrecadou neste ano nos pedágios paulistas.
Até o início da noite de ontem, o indicador apontava a soma de R$ 2,6 bilhões, no site www.pedagiometro.com.br.

Para o coordenador do Movimento Estadual Contra os Pedágios Abusivos, José Matos, a medida é positiva. “É uma ferramenta a mais e uma forma de acompanhamento importante, ainda que para o efetivo controle social seja necessário somar outras informações, como o lucro obtido e o investimento compatível em outras atividades econômicas”, diz.
Estas são as notiçias de um jornal local quem quiser conhecer o pedágiomêtro entre

www.pedagiometro.com.br.






diz.

jurandir chamusca disse...

O que os tucanos fizeram com o Álvaro dias foi bizarro. Se fosse do lado de cá seria digno de CPI. Estão perdidos vão apelar. Tá até parecendo aquela sátira feita na internet sobre os últimos dias de Hitler, não resta mais nada e os "vermelhos" estão dentro da cidade. Todos os exércitos foram destruídos e outros debandaram. Será assim mais uma vez com o agravante de não poderem dar as costas para o Índio.
O jeito será apelar, se não der não restará a opção da estrecnina. Uma pena.
Estive em missão entrando no blog daquele um da veja para poupar-lhes. Chega a doer os olhos! Antes da estricnina estão usando a técnica do associacionismo (fui lá no Aurélio ver os esses e cês e descobri coisas interessantes sobre a palavra, vão lá). Estão querendo associar a derrota do Brasil com o Lula, mais do que óbvio: Falam do Dunga numa frase, falam da Dilma na outra; falam da derrota do Brasil depois falam da campanha na outra frase e assim por diante. Fazem até direitinho a manipulação na forma, mas no conteúdo chega a ser infantil.
Fiz mais companheiros. Entrei nos comentários...
Coitados. Usam dois neurônio, um Júlio César outro o Luis Fabiano, não se comunicam, não sabem sair e não finalizam.
Querem dizer, mas não sabem como, que a seleção que perdeu é culpa do PT e a que ganharia é a do Serra. São fracos na idéia e quando a inteligência não ajuda o jeito é apelar para a baixaria. De lá não sairá nada inteligente.
Temos que estarm prontos e não fazer cagada que a taça será nossa.

Helena disse...

Brilhante esse texto. A campanha tucana contém tantos erros e parece que a escolha desse vice foi a pá de cal que faltava, para sepultar de vez a pretensão do Serra de ser o próximo Presidente.

josé lopes disse...

Basta agora explicar para a população que relator do Projeto Ficha Limpa não é autor do Projeto e relatório não é autoria.

josé lopes disse...

Jurandir Chamusca.

Mas é claro que eles são assim. São os psicopatas mostrando o que aprenderam com seus professores da mídia. Não poderia esperar dessa gente outra coisa. Leu a manchete de hoje de O Globo? - "O fim (definitivo) da era Dunga". Isso é muita crueldade com um técnico, que apesar da derrota, fez uma grande campanha e o gol contra que sofreu na última partida foi uma infelicidade. Eu antes ficava com ódio desse pessoal hoje eu tenho pena, muita pena. Como pode seres pensantes descer tanto na escala evolutiva humana? Existe uma religião que diz que os seres humanos sempre evoluem e quando isto não acontece estacionam, mas nunca regridem. Eu acho que existe exceção e que isto não acontece com os jornalistas da mídia venal. Regrediram muito nessa escala.

josé lopes disse...

Eu tenho muito medo daqueles que votam na aparência do candidato. Já tivemos um bonitinho que a globo apoiou e deu no que deu. Votar no Serra e em seu vice, bonitinho mais ordinário, é fortalecer o DEM o partido mais corrupto do Brasil. É fortalecer o Bornhausen e seu filho Paulo Bornhausen ambos do DEM. Paulo é amigo íntimo do Índio da Costa Para quem não se lembra o Bornhausen disse que acabaria com a nossa raça. Não podemos deixar essa raça ganhar a eleição. Vamos acabar com eles antes que acabem com a gente. Vamos a luta!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração