Pages

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Presidente rebate a Fifa: 'Não somos um bando de idiotas'

O Presidente Lula considerou errada a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de excluir o Morumbi da Copa de 2014. Ele acha que a entidade deve rever sua posição. Para o presidente, nada justifica a construção de um novo estádio de futebol em São Paulo, feito exclusivamente para a Copa, como quer a CBF.

Se esse estádio for feito, estaremos construindo um elefante branco, tem dito o Presidente nos encontros com seus assessores, informou um deles, testemunha da irritação de Lula com a CBF. O Presidente entende que, ao condenar o Morumbi, a CBF criou tanta confusão que não é possível nem saber hoje se São Paulo vai organizar o jogo de abertura da Copa do Mundo. E Lula quer que essa partida ocorra na capital paulista.

Para o Presidente, ao vetar o Morumbi e embaralhar o começo das obras, a CBF está fazendo discurso para entregar a conta ao governo. Ou, então, dividir com ele as responsabilidades, sob a alegação de que falta infraestrutura para a mobilidade urbana (metrô, trens, ônibus, rodovias). Na visão do presidente, o transporte para o Morumbi pode ser resolvido tanto por ônibus quanto por metrô, cuja estação da Linha 4 do Metrô, que ficará próxima ao estádio, terá capacidade para atender a 70 mil passageiros por dia.

Na segunda-feira, na reunião da coordenação política, o Presidente tratou dos problemas e das críticas à organização da Copa de 2014 com os principais assessores e ministros. Disse que não engolia a solução que vem sendo divulgada pela CBF, de construção de um novo estádio.

Durante o lançamento do edital para a construção do trem-bala, ontem, rebateu todos os que têm feito críticas quanto à demora no início da reforma ou construção de estádios para a Copa, sob o argumento de que o Brasil tem sol suficiente para fazer vários turnos de trabalho e entregar tudo dentro do prazo.

Na mesma reunião de segunda-feira, Lula e equipe fizeram avaliação das repercussões da fala do presidente na África, quando disse que voltaria "a nado para o Brasil" caso o País não conseguisse terminar a tempo as obras necessárias. De acordo com os presentes, sua fala foi considerada positiva. O Presidente aproveitou a viagem à África para dar ainda uma estocada na CBF, propondo que haja troca de comando de oito em oito anos.

A decisão de vetar o Morumbi para 2014 foi anunciada pela CBF em 16 de junho, um dia depois da estreia do Brasil na Copa da África, e antecipada pelo Estado em abril. A CBF alegou que o São Paulo, proprietário do estádio, não adotou a proposta completa de reforma, a última que havia apresentado, ao custo de R$ 630 milhões. O Tricolor voltou atrás e exibiu um plano mais simples, com custo total de R$ 265.423.497. Diante dessa decisão do clube, o Comitê Organizador Local (COL), presidido por Ricardo Teixeira, decidiu nem analisar o novo projeto. Optou por desclassificar o Morumbi. Desde aquele dia, Lula tem mostrado irritação com a decisão.

Na segunda-feira, a Fifa advertiu que falta tudo para o Brasil ter condições de ser a sede do Mundial de 2014. "Precisamos construir estádios, estradas, o sistema de telecomunicações, aeroportos e ver se há mesmo capacidade suficiente em hotéis", disse o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke.Informações da Agêpresidente Lula considera um equivoco a decisão da CBF de excluir o Morumbi da Copancia Estado

Defesa pública
Desde a definição das 12 cidades-sede do Mundial do Brasil, em 31 de maio de 2009, Lula defendeu publicamente a escolha do Estádio do Morumbi como local da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Decisão contrária
Em 16 de junho, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou a exclusão do Morumbi da Copa de 2014, em entrevista concedida na África do Sul.

Provocação?
Em visita à Tanzânia, em 7 de julho, Lula defendeu a renovação na presidência da CBF a cada oito anos.

Resposta
No dia seguinte, em evento em Johannesburgo, Teixeira rebateu o presidente. "Eu respeito o que o Lula acha sobre as eleições, apesar de discordar."

Tréplica
Em 9 de julho, ainda na África do Sul, Teixeira criticou a estrutura dos aeroportos do Brasil.

No mesmo dia, Lula considerou o comentário descabido.

Aviso
Ontem, Lula se irritou ao falar de cobranças da Fifa para o Mundial. "Como se fôssemos um bando de idiotas", protestou. A CBF não pretende seguir com esse bate-boca e vai deixar que a Fifa tome as providências.

5 Comentários:

RIBAMAR disse...

Infelizmente o Lula ainda não entendeu o que está por trás da indicação do Morumbi para ser o palco da Copa.
O morumbi significa a vitória dos demotucanos, significa que mais uma vez a eleite vence, significa a vitória de Serra Kassab, não tem essa de elefante branco não pois Corinthians, Palmeiras e Santos podem muito bem usar e administrar uma arena nova, moderna e segura para os torcedores paulistas que são obrigados a aturar o Morumbi a muitos anos e ainda passar vexame promovido pelo vereador Demo Marco Aurélio Cunha toda semana nas TVS de São Paulo.
Lula precisa acordar e entender que o Morumbi não é isso tudo não, que ele administrado por membros da eleite paulistana e não tem nada a ver com o povão.
Queremos um estádio novo em São Paulo sim! E que elite demotucana que vão a merda com o Morumbi, viu.
Abraços ao amigo!!!

Yacov disse...

Olha, se um país que já sediou uma COPA, em 1950, que construiu sua capital, BRASÍLIA, em apenas 5 anos, não conseguir se organizar para fazer a COPA de 2014, agora que temos muito mais recursos e estamos com a economia arrumada, então é melhor fechar esta birosca e ir tirar os sapatinhos em aeroportos americanos.

Esses caras querem é boicotar o governo LULA e do PT. Isso é um absurdo total. São PAulo só não tem metrô e transporte público de qualidade, entre outras coisas, por total incompetência dos seguidos governos da direita que se sucederam no Estado. Porque para eles o estado tem que ser mínimo para o povo, mas o máximo, quando se trata de financiar seus elefantes brancos.

Acho que o governo federal devia descartar a partida inicial em SAMPA e se necessário, até tirar São PAulo da COPA. É o preço a pagar por tamanha incompetência e falta de compromisso com os interesses do povo e do país demonstrado por esses Estado arrogante e elitista.

"O BRASIL DE VERDADE não passa na gLObo - O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

josé lopes disse...

Valeu Ribamar! Nota 1000!
****************************

Os abestados do globo sairam com a seguinte manchete: Brasil atrasado para a copa de 2014. Lula abre guerra à Fifa, não somos um bando de idiotas."

Quanta "midiocridade"! O globo vai #@&¨%+=_*&¨%$#@! E já vai tarde!

Ezequiel Libonati disse...

Por Lula ter participado diretamente da escolha do Brasil como sede da Copa, partidários políticos e a elite contrária a popularidade do Presidente, estão tentando de todas as formas atrasar nossos projetos.
A filosofia dos opositores é essa mesmo, de prejudicar o Brasil para usar isso campanhas políticas como "vantagem" partidária.

Mas creio que dará tudo certo, quer queiram ou não!

Ezequiel Libonati disse...

Por Lula ter participado diretamente da escolha do Brasil como sede da Copa, partidários políticos e a elite contrária a popularidade do Presidente, estão tentando de todas as formas atrasar nossos projetos.
A filosofia dos opositores é essa mesmo, de prejudicar o Brasil para usar isso campanhas políticas como "vantagem" partidária.

Mas creio que dará tudo certo, quer queiram ou não!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração