Pages

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Petroleiros se emocionam com Dilma



Dilma Rousseff (PT), nesta sexta-feira (4), discursou para trabalhadores, na 2º Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP), e emocionou a categoria, ao defender a resistência contra o governo FHC-Serra de tentar sucatear e privatizar a Petrobras.

Antes dela, José Eduardo Dutra (geólogo, ex-presidente da estatal e atual presidente do PT), afirmou que o governo demo-tucano tentou privatizar a estatal petrolífera, usando o estratégia de ‘comer pelas beiradinhas’, que nem mingau.

Dilma seguiu na mesma linha:

“Comer pelas beiras era desvalorizar os trabalhadores. Eles pararam de investir em refinarias, em petroquímica...

...O Brasil foi mais respeitado por isso? Não. Foi respeitado quando pagou a dívida externa e dispensou o Fundo Monetário Internacional...

...Não temos que ter vergonha de ser nacionalista” - criticando a tentativa da gestão FHC de mudar o nome da Petrobras para Petrobax, para facilitar a pronuncia no estrangeiro.

“Seria mesma coisa de trocar o ‘s’ do Brasil por ‘z’. Tem uma subserviência por trás disso — era como se tratava empresa no exterior...Nós não ficamos de joelho. Pagamos a dívida externa e despachamos o FMI. Mantivemos a cara verde e amarela da empresa.”

Vestida com colete da FUP, a ex-ministra também relembrou a greve dos petroleiros de 1995: “Aqueles, que resistiram em vários momentos, hoje acreditam que este país pode superar desafios ao construir a maior empresa de petróleo do mundo. Benditos aqueles que resistiram, lutaram e hoje descobriram o pré-sal. Vão proporcionar um futuro muito mais feliz para todos nós... o pré-sal é uma riqueza mineral que será transformada em riqueza social e humana.”

As mulheres integrantes do quadro de funcionárias da FUP, da Petrobras e da organização do evento surpreenderam Dilma com um jingle de apoio a ela. A ex-ministra brincou, ainda, com os petroleiros, ao dizer que eles são “a pátria de capacete e macacão”. (Do Portal Vermelho)

2 Comentários:

Teresinha Carpes disse...

Jamais esquecerei,de uma grevee da FUP,que o FHC,cobrava multa diária,sei que um dos sindicatos(sINDIPETRO) aqui em POA,fecharam as suas portas!!!

Marcelo disse...

Dilma 2010!!!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração