Pages

sábado, 5 de junho de 2010

Pesquisa Ibope mostra Dilma e Serra empatados em 37%. 86% aprovam a maneira como o Presidente Lula está governando o país

Pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada neste sábado (5) aponta Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) empatados. Os dois têm 37% das preferências e Marina Silva (PV), 9%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 141 cidades do país entre os últimos dias 31 de maio e 3 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma e Serra podem ter entre 35% e 39% das preferências e Marina, entre 7% e 11%. Nove por cento dos entrevistados disseram que votarão em branco, nulo ou em nenhum candidato. Os indecisos somam 8%. Foi a primeira pesquisa feita pelo Ibope realizada depois da exibição de propagandas políticas do PT e do DEM.

No último levantamento do Ibope, em abril, José Serra tinha 40% das intenções de voto, Dilma Rousseff, 32%, e Marina Silva, 9%. Dilma foi a única candidata que apresentou crescimento.

Em fevereiro deste ano, a diferença entre os dois primeiros colocados na disputa era de 13 pontos percentuais (Serra tinha 41% e Dilma, 28%). Em março, caiu para cinco pontos (38% e 33%, respectivamente). E, em abril, voltou a subir e chegou a oito pontos (40% e 32%). Nesse mesmo período, Marina teve 10%, 8% e 9% das intenções de voto nos estudos feitos pelo Ibope.

A série histórica citada não considera na disputa o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), que oficializou, no fim de abril, a desistência de concorrer à Presidência.

A pesquisa é a primeira encomendada neste ano ao instituto pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Esse levantamento aferiu somente as intenções de voto nos três principais presidenciáveis. Nos cartões apresentados aos eleitores, não constavam os nomes de eventuais pré-candidatos cujas taxas são inferiores a 1% em outras pesquisas já divulgadas neste ano.

O prazo legal para que os partidos oficializem os candidatos em convenção começa no próximo dia 10 e termina no dia 30. Após essa data, serão conhecidos os nomes de todos os candidatos que disputarão a Presidência na eleição de outubro.

Segundo turno
O Ibope também considerou a possibilidade de segundo turno entre Serra e Dilma. O resultado é um novo empate, em 42%. Nessa situação, brancos e nulos somam 9%. Sete por cento não responderam.

Segundo os pesquisadores, a candidata do PT recebe mais votos dos eleitores de Marina Silva (40%, contra 32% que optariam pelo candidato tucano).

Entre os entrevistados que declararam que votariam branco ou nulo no primeiro turno, o percentual de quem escolheria Serra na segunda etapa é maior (17%, contra 6% para Dilma).

Rejeição
O Ibope também aferiu o grau de rejeição dos eleitores aos três principais pré-candidatos. Vinte e quatro por cento dos entrevistados disseram que não votarão em Serra; 19% em Dilma e 15% em Marina.

Os entrevistados responderam ainda questionários sobre o interesse na eleição que vai ocorrer em outubro. De acordo com o Ibope, 21% disseram que têm muito interesse, 32% têm interesse médio, 27% têm pouco interesse e 19% não têm interesse nenhum.

Avaliação do governo
De acordo com o levantamento, o governo do Presidente Lula  é considerado ótimo ou bom por 75% dos entrevistados, regular por 20% e ruim ou péssimo por 5%. A nota média atribuída ao governo pelos eleitores ouvidos pelo Ibope é 7,8.

Entre os entrevistados, 86% aprovam a maneira como o presidente está governando o país e 11% desaprovam. Quatro por cento não responderam ou não souberam responder a questão.

Para 72%, a situação de vida melhorou nos últimos dois anos. Dezesseis por cento disseram que o cenário continuou igual. Para 11%, piorou.

Para 82% dos nordestinos, o governo é ótimo ou bom. A aprovação é de 80% entre os brasileiros que têm renda familiar de até um salário mínimo.


No outro extremo, 65% dos moradores do Sul afirmaram que o governo é ótimo ou bom. Na população com renda superior a cinco salários mínimos, a aprovação é de 68%.

Cerca de um quarto do eleitorado atribui nota 10 ao governo. Apenas 7% dão nota inferior a 5.

O desempenho pessoal de Lula tem índice de aprovação superior ao de seu governo: 86% estão satisfeitos com a forma como o presidente governa o País.


A avaliação positiva do presidente chega a 92% na região Nordeste. No Sul, esse índice é de 75% – uma diferença de 17 pontos porcentuais.A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo número 13642/2010.

16 Comentários:

Malú disse...

Empatados, é? Esse IBOPE é bonzinho com o Serra, né? Eles vão tentar manter o Serra aí até vir um instituto idôneo e monstrar a verdade, a Dilma na frente. Enquanto puderem, o Data e o IBOPE vão segurar.

josé lopes disse...

Eu acho que o IBOPE está mentindo. Não confio nele e na globo. A Dilma deve estar com melhor índice embora esse resultado seja bom.

Ary disse...

Que baita ajuda essa do DEM, hein? Enquete: Em que ponto da ladeira está o José %#* Erra? a) No meio; b) Caindo pelas tabelas; c) No fim.

Thomás Vasconcelos disse...

Embora Serra tenha caido 5 e Dilma subido 5, acho que ela já o passou há mto tempo!

Geraldo Mendes disse...

Que armacão deslavada. Esses caras não têm vergonha mesmo. Empatados.....KKKKKKKK.

Pedro L. disse...

O Ibope vai resistir ao máximo em admitir que a Dilma já rompeu a barreira dos 40%, mas como é uma instituição podre sem compromisso com seu trabalho, não vão admitir tão cedo...

Lea disse...

Helena, não acredito que Dilma esteja empatada com Serra.
Deve estar a frente, mesmo que seja na margem de erro.
***********************

Vou repetir o que disse do blog do Brizolla.

O ibope nunca foi de divulgar pesquisas aos sabados.só com raras exceções.No final de campanha ou então um dia antes das eleições, onde todos os institutos faziam pesquisas.

A Globo que tem uma parceria com a Veja p/ derrotar Dilma,como em 2006 tinha p/derrotar Lula, esperou o fim de semana p/ ver se a Veja vinha com alguma materia bombastica p/ poder ofucar a subida da Dilma. Parece que conseguiu.

Pode ter certeza,a matéria principal do JN, não vai ser a subida da Dilma e sim o dossiê.
*******************************

Twitter do Noblat.

O assunto “aloprados”+dossiê deverá chegar ao Jornal Nacional, esta noite. Pelo menos está previsto.
****************************

Tão certo como 2+2= 4.
Helena temos que dá o troco;
Vamos descobrir coisas dessa gente.
Não podemos toda hora apanhar.
Eles não podem toda hora ganhar.

Unknown disse...

Esse Ibope para a Globo é suspeitíssimo, pois Dilma em ascensão e os tucanos descendo a Serra, acabam empatados exatamente em 37%? Que mágica é essa?

armando do prado

Pedro Du Bois disse...

Engraçado que em Santa Catarina, para conseguirem 62% de aprovação para o agora des-governador-apanhado-apanhando Pavan, tiveram que somar o "regulares" como positivo; daí, quando é sobre o Lula, empacam nos 75% de bom e ótimo, pois, se somarem os regulares, nossa (!) chegam nos 95%, ou seja, considerados mais e menos de sempre, UNANIMIDADE. Pois é, daí inventam uma história que é pública e notória há mais de 2 anos: e a ficam amplificando como se fossem esganiçados alpinistas paredão abaixo. Pobre coitados.

Cornélius disse...

Pesquisando achei isso lá no IG/17h27min -..." Ainda na pesquisa espontânea, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que sequer pode concorrer, aparece com 12% da preferência dos eleitores." ... Este dado é relevante no frigir dos ovos tucanos.

Franco Atirador disse...

Ibope
Espontânea

Dilma....19%
Lula......12%
Serra....15%

Total = 31 a 15

Dilma no 1º Turno!

.

Andre disse...

PovoBope
Dilma 43
Serra 34

Andre disse...

Esse empate é fictício, pois em pesquisa feita em várias estados ela tem maioria sobre ele.

Tenorio disse...

A infeliz frase do Serra no caso Bolívia finalmente encontra seu lugar: esse empate "é tão verdadeiro como uma nota de três reais".

Quincas disse...

Está na "Coluna do Honório". Pisquisa do IBOPE: Dilma 43%, Serra 37% (Não oficial). O JN, na maior cara de pau, apresenta um empate entre os dois. Os meios de comunicação vendem até a alma para enganar o povo brasileiro e eleger Serra, sabem porque? O Serra é tão fácil de manipular como foi o FHC. Quincas - Alfenas/MG

Marco disse...

Como o Ibope gosta de agradar o Serra!!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração