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quinta-feira, 24 de junho de 2010

O fenômeno "Cala Boca Galvão"


A TV Globo passou a ter um problema sério depois do impacto alcançado pela mensagem “Cala Boca Galvão”, no Twitter, um sistema de micromensagens disseminadas pela internet e que na semana passada chegou a ter repercussão mundial.

A emissora não vai afastar o polêmico locutor durante a Copa do MundoLista de temas mais populares do Twitter, no mundo e no Brasil, na semana passada, mas provavelmente dará férias prolongadas a Galvão Bueno depois do fim do torneio para tentar reverter a propaganda negativa gerada pela surpreendentemente rápida veiculação da mensagem entre os usuários do Twitter.

É a internet mostrando como o fenômeno das redes está mudando comportamentos que no passado eram considerados utópicos, como, por exemplo, a Globo ter que deflagrar uma operação emergencial de marketing para evitar danos maiores à imagem de seu mais importante nome na Copa do Mundo.

Esta não é a primeira vez que o slogan "Cala Boca Galvão" aparece em faixas levadas por torcedores em estádios de futebol. A diferença agora é que mais do que um protesto ele se transformou num fenômeno de marketing viral na Web. E aí a Globo não pode ignorá-lo. Ela agiu rápido para tirar as faixas levadas para os estádios sul-africanos, A faixa ficou só 3 minutos na arquibancadausando o peso de sua influência junto aos organizadores do evento, e contra-atacou em seus programas de esporte brincando com a repercussão do fato.

A emissora teve o cuidado de evitar a polêmica com os twiteiros, mesmo depois que estes criaram toda a espécie de confusões e equívocos misturando futebol com proteção a papagaios em extinção e supostos hits da cantora Lady Gaga. Até um clip com Hitler xingando o locutor circulou pela Web. Uma resposta mais agressiva atearia ainda mais fogo aos críticos de Galvão Bueno e a Globo sabia que o problema era menos visível.

Não se tratava apenas dos exageros verbais e os erros informativos de Galvão Bueno, mas do fato de que sua onipresença nas telas da Globo serviu como catalisador para um segmento do público que não gosta da hegemonia global na mídia brasileira. A emissora trata este tema com luvas de pelica porque sabe que na era digital uma fagulha pode se transformar num incêndio avassalador, em matéria de marketing de imagem.Por  Carlos Castilho

5 Comentários:

carlos augusto disse...

TÁ NA HORA DE FAZER A CORRENTE:

"" FAALLAA GALLVÃO""

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Um pouco mais sobre o CALA BOCA GALVAO (http://pt.globalvoicesonline.org/2010/06/14/brasil-o-fenomeno-cala-boca-galvao/) e, como não poderia faltar, sobre o CALA BOCA TADEU SCHMIDT, que deu origem ao CALA BOCA GLOBO: http://pt.globalvoicesonline.org/2010/06/23/brasil-cala-boca-tadeu-schmidt-o-fenomeno-continua/

[]'s
tsavkko.blogspot.com

Pedro L. disse...

O mundo mudou, o Brasil mudou, só a rede Globo que não... Como são um instituição autoritária que nasceu no seio da ditadura, não sabem com a liberdade da internet.
A campanha nova deve ser:
"Baixa bola Globo!"

Carlos disse...

FECHA A BOCA GALVÃO E GLOBO.
FIM A ESSE MONOPÓLIO. NINGUÉM AGUENTA MAIS. VOU VER O JOGO PELA BAND.

Vinícius Vitoi disse...

Deixa o Galvão falar...
Deixa o Dr. José Serra Abaixo falar a vontade....
...Quanto mais eles falam, mais pessoas chegam a conclusão que o melhor é deixá-los falando ao vento...
Os dois só falam para os amigos mais intímos. São muitos os que discordam deles...
Portanto, Helena e leitores, proponho o continua falando Galvão... Aparece na televisão Dr. José Serra Abaixo!!
Serra, chama o Galvão para ser o seu vice!!!

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