Pages

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Neoliberalismo de Serra provocou apagão da Copa 2014 em SP

Em maio do ano passado a Fifa confirmou as 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, incluindo o Estádio Morumbi na capital Paulista, mediante reformas.

José Serra (PSDB/SP) e Gilberto Kassab (DEMos/SP) fizeram sua festa particular diante dos holofotes televisivos. O MOrumbi deveria abrir a Copa e ser uma das sedes das semi-finais.

O comitê paulista organizador da Copa é comandado pelo tucano Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTURIS ─ Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (estatal da prefeitura).

Seguindo a cartilha neoliberal demo-tucana, José Serra e Kassab, deixaram tudo por conta da mão invisível do mercado, para que a iniciativa privada e a diretoria do São Paulo Futebol Clube se virassem com a reforma do estádio, de sua propriedade.

É sabido que os clubes brasileiros tem dificuldades financeiras até para manter seus craques, apesar de também ser sabido da má gestão e corrupção de muitos cartolas. Mas, até por isso, era óbvio que deixar tudo na mão de clubes tinha tudo para não dar certo. Era necessário formar um tipo de parceria público-privada, com forte proteção ao interesse público, e com forte fiscalização estatal para impedir desvios.

Seguindo as regras de mercado, a diretoria do tricolor decidiu contratar um escritório internacional, o GMP, com tradição em reformas semelhantes. Em maio deste ano, um novo projeto acabou aprovado pela Fifa com elogios.

Maio foi o prazo final para apresentar mudanças nos projetos e junho é o tempo para apresentar garantias de cumprimento do cronograma financeiro.

O São Paulo FC não conseguiu viabilizar o orçamento de R$ 630 milhões da reforma apresentada à Fifa. Então, o clube mudou novamente seu projeto para baratear, ficando a reforma em R$ 265 milhões. Como o prazo para mudanças nas propostas acabou há cerca de um mês, o Comitê Organizador desqualificou o Morumbi.

A história é muito parecida com o apagão de 2001, quando em 1995 e 1996, José Serra era ministro do Planejamento, e planejou a expansão do sistema elétrico brasileiro, contando com a mão invisível do mercado, privatizando as distribuidoras de energia, e deixando por conta de empresas privadas investirem em geração. Em 2001, o sistema estava em limites críticos. Bastou uma estiagem fazendo o nível dos reservatórios baixarem, para que o Brasil fosse obrigado a racionar energia elétrica por meses.

A CBF (e a FIFA) ainda estão abertos à possível construção de novo estádio em São Paulo, coisa que o governo demo-tucano paulista é contra, alegando que o Morumbi atende. O problema é que Comitê Paulista formado por demo-tucanos ficaram um ano sem planejamento viável de modernização do Morumbi, e voltam à estaca zero com um novo projeto mais barato, e ainda sem garantias de verbas para cumprir.

9 Comentários:

Carlos Ribeiro disse...

Lula traz Copa do Mundo e jogos olímpicos para o Brasil. A dupla "dinâmica" Serra/Kassab, não consegue trazer um jogo, um joguinho sequer pra São Paulo. Quanta incompetência, meu povo!

Fernando disse...

Fica então a sugestão: ARENA PALESTRA, que ficará pronto em meados de 2012, com todos os quesitos exigidos pela FIFA. Portanto, em tempo hábil, e com estrutura.

Fernando disse...

Cumpre ressaltar que o São Paulo tem um histórico de oposição aos mandos e desmandos do Sr Ricardo Teixeira além de defender o fim do monopólio televisivo na transmissão dos jogos, contrariando a CBF e a Globo. Vale lembrar também que há estádios em situação muito pior que o Morumbi e nunca se reclamou deles. Há quem diga, com bastante autoridade, que as constantes reprovações dos projetos do Morumbi se deram para impossibilitar o levantamento de recursos e inibir, por meio de incertezas, possíveis investimentos.
Um novo estádio viria com diversos custos em seu entorno, os quais não ocorreriam com o Morumbi.
Hoje mesmo, Ricardo Texeira disse que por questões de prazo o Morumbi está fora da copa, mas há prazo para se fazer um novo projeto. Isso ou é um contrassenso, ou mostra que a CBF já atuava pelas costas da candidatura do Morumbi, possivelmente, como disse Juca Kfouri, com o aval e apoio de José Serra e Kassab.

all disse...

A morte dos prestadores de serviço da Abril

Por questão de economia, segundo a Revista Imprensa, vítimas foram colocadas em alojamento sem condições.

Morreram sufocados por vazamento do aquecedor. Famílias acusam a Abril de ter adulterado o local do acidente, para jogar a culpa nas vítimas. Família criou Blog para denunciar o episódio (clique aqui).

Da Revista Imprensa

Editora Abril é processada por mortes no "Espaço Cultural Veja SP"

Por Thaís Naldoni -

Editora-executiva do Portal IMPRENSA

Três famílias paulistanas entraram com processos contra a Editora Abril por danos morais e materiais, em razão da morte por asfixia de três prestadores serviço do "Espaço Cultural Veja São Paulo Campos de Jordão", em oito de julho do ano passado.

As ações - uma impetrada em conjunto pelas famílias de duas das vítimas, na cidade de Campos de Jordão (SP), e outra individual, protocolada na cidade de São Paulo (SP) - estão em fase de citação e requerem que a Abril seja responsabilizada por "negligência e imprudência" na sequência de acontecimentos que resultaram nas mortes de Yuri Tosi de Freitas (25), Ronei Carlos Rodrigues (39) e Renan Borges Ottoni (23) por asfixia causada por monóxido de carbono, em um quarto do espaço de eventos mantido pela Editora.

Leia a matéria completa no:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-morte-dos-prestadores-de-servico-da-abril#more

Morais disse...

Choque de gestão do Serra, mas quem leva efetivamente o choque é o povo paulista que agora não poderá assistir os jogos na cidade, isto mostra toda incompetência do Serra e do Kassab, a dupla PSDB/DEM que nunca funciona.

Ines Ferreira disse...

Agora este "choque de gestão" tucano a imprensa não divulga NADA. Se tivesse acontecido com a gestão federal, nossa seria notícia de 1ª página. Falado, blogado (pelos "colonistas" e impresso. Seria feito uma matéria no JN de uns 15 min com direito a entrevista com o Senador Alvaro Dias (eles adoram entrevistá-lo) e pessoas do povo (que eles dizem que pegam ao acaso). HIPÓCRITAS!!!!!!!!!!!

Vinícius Vitoi disse...

Não consigo ter pena deles... O país inteiro precisa descobrir que São Paulo não é essa maravilha de eficiência econômica, administrativa, política...
Paulista, desculpe, mas é preciso mostrar o outro lado de São Paulo...
Editores do blog amigosdopresidentelula, aproveitem a bola quicando na marca do penalte e aproveitem... Escancarem os números da economia paulista...comparem com outros Estados...

waldir ferreira disse...

olha ai a demagogia dos DEMOSTUCANOS

http://www.youtube.com/watch?v=sWuMPmz2ALw

Nivaldo disse...

É uma vergonha, o que fizeram com o Morumbi, desqualificando, só para construir um estádio em São Paulo, sendo que precisamos de creche , hospitais,casas populares, escolas, transporte público decente para população , mais linhas e três do metrô etc. Além de investimento de iniciativa privada para abrir mais empresa a fim de gerar empregos.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração