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quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dilma ultrapassa Serra no Sudeste e já encosta no Sul

No cenário com todos os candidatos (incluindo dos partidos nanicos), Dilma já vence em todas regiões, exceto no Sul, onde estão encostados.


Na Região Sudeste, onde Serra era mais forte, devido ao peso do estado de São Paulo, Dilma já ultrapassou por 1 ponto.

Na Região Sul, outra ex-muralha de Serra, a diferença é de apenas 4 pontos. No limite da margem de erro de 2 pontos, poderiam estar empatados.

3 Comentários:

augusto disse...

Atn. economistas, atn assessoria da campanha Dilma: A Coreia do Sul acaba de emitir restriçoes severas e bloqueios na area CAMBIAL; e de divida externa do pais. Probiçoes a seus bancos com tetos e limites para derivativos, emprestimos externos e operaçoes em moeda estrangeira e operaçoes de futuros.
Pano de fundo: crise europeia, invasao de capital de motel...é isso ai.
Olho aberto, fim do rentismo descarado. Outro BC é possivel sem rupturas mas com firmeza para 2011.

yacov disse...

YES!!! YES!!! YES!!!
DÁ-LHE DILMAAAAAAAAAAAAA!!!!!
VAI QUE È TUA BRASIL!!!

"O BRASIL DE VERDADE não passa na glOBo - O Que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

José Walter Toledo Silva disse...

24.6.10
Por que Dilma ultrapassa Serra nas pesquisas de preferência
Reflexões sobre marketing político

José Walter Toledo Silva


Não me causa surpresa Dilma ter ultrapassado Serra nas pesquisas de opinião, conforme noticiam os jornais de hoje, dia 24/06 /2010.


A tendência de se acentuar a dianteira dela parece-me clara.


Não trato aqui de quem poderá ser o melhor presidente.


Reflito, sim, sobre as causas prováveis da preferência dos eleitores.


Esta se deve, em grande parte, à superioridade do marketing da Dilma e aos graves erros de marketing do Serra.


O pior marketing de Serra em relação ao PT já se fez notar quando ele perdeu as eleições de 2002 para Lula, obtendo apenas 38,7% dos votos contra os 61,3% de Lula.


Em 2006, o PSDB, com Geraldo Alckmin, sofre nova derrota para Lula, obtendo apenas 39,2% dos votos, contra 60,8% para Lula.


Em junho de 2010, Lula é o mais popular presidente da história do Brasil e em todo o mundo. Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo sua nota média chegou a 7,8, o percentual dos eleitores que acham sua gestão ótima ou boa é de 75% e 86% aprovam sua maneira de governar.


Em números redondos: há 130 milhões de eleitores no Brasil, dos quais 112 milhões aprovam o modo de governar do atual governo. Esse nível de apoio inédito implica em elevada, senão majoritária aprovação do governo em todos os segmentos geográficos, sócio-econômicos, culturais, etários.


Assim, Serra e o PSDB sabem que dependem dos eleitores que apóiam o atual governo para se eleger, mas, com base nesse fato, cometem o erro estratégico fatal de não atacar clara e agressivamente, ponto por ponto, políticas do governo com as quais não estão de acordo, esclarecendo suas propostas alternativas.


É praticamente impossível lutar contra o carisma do presidente que se reflete em sua candidata. (A transferência de popularidade têm sempre ocorrido em nossa política, sendo exemplos clássicos em São Paulo o efeito Ademar para eleger Garcez, Jânio para eleger Carvalho Pinto e Maluf para eleger Pitta).


Em política e em religião, as preferências do público são primordialmente determinadas por crenças, pelas promessas que lhes atraem e pela credibilidade que conferem às mesmas.


Assim, está certo que a oposição poupe ataques às pessoas dos governantes, mas está errado que deixe de identificar áreas de conflitos e as soluções propostas, deslocando o debate, tanto quanto possível, do terreno pessoal para políticas de interesse público.


A aceitação de Lula/Dilma deve-se à capacidade deles, superior à da oposição, de colocar o foco em identificar e atacar com melhor comunicação, pontos-chave de interesse público.


Todos buscam renda, emprego, segurança. As propostas específicas da oposição nessas áreas precisariam ser melhores e transmitir mais credibilidade que as do governo, para trazer resultados em preferência dos eleitores.


Saúde, Educação, Meio Ambiente, Energia, Relações Internacionais, Infra-Estrutura em diversos setores, Defesa, são áreas que requerem claras definições de políticas comunicadas com clareza, em linguagem que sensibilize o público, mas estas questões não podem tirar o foco das questões de interesse primordial acima mencionadas.


Há vários aspectos de marketing político de sucesso que requerem atenção, como imagem dos candidatos e de sua entourage em suas aparições públicas, conteúdo da propaganda e veículos utilizados para disseminá-la.


A maior utilização de mídia local por Dilma é uma vantagem que a aproxima mais do eleitor.


A sigla e emblemática do PT é mais enfática, fácil de lembrar, apresentando significado mais compreensível que a do PSDB.

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