Pages

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dilma começa com campanha muito mais arrumada

José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva começaram no último fim de semana, de forma oficial, as campanhas presidenciais. Dilma e Serra aparecem empatados nas últimas pesquisas divulgadas e Marina em terceiro, bem mais atrás. Mas é inegável que a campanha de Dilma começa muito mais arrumada do que a de Serra.

Dilma participou das convenções nacionais de PT, PDT e PMDB e já tem a chapa definida, com Michel Temer na vice. Serra fez a convenção do PSDB e ainda não tem a menor idéia sobre quem será seu candidato a vice. Caciques tucanos tentam encontrar um quadro dentro do partido, mas o DEM já avisou que quer a vaga para um integrante do democratas.

Nas bases partidárias, o problema é bem maior. São muitos os prefeitos tucanos e demistas em todo o país que, a despeito de apoiarem candidatos de seus partidos para os governos estaduais ou ao Senado, declaram abertamente que estarão com Dilma, por reconhecerem que o tratamento dado aos municípios durante o governo do Presidente Lula, é muitíssimo melhor do que o que ocorreu no período FHC.

A grande midia pende obviamente para Serra. Os grandes jornais, as grandes rádios e mesmo TVs. Lula começou seu discurso na convenção do PT falando nisso. "A midia nos bate muito, isso é normal, faz parte da democracia. Mas quando se trata de eleições, a midia tem que ser imparcial ou, no mínimo, declarar quem é seu candidato", discursou o presidente.

Mas esse engajamento militante dos jornalões e de outros veículos em favor de Serra, não parece suficiente para alavancar a candidatura do tucano. Em pouco mais de um ano, Dilma saiu de 3%, 4% nas pesquisas para empatar com Serra, que parece acorrentado nos 38%. A conferir o que dirão as próximas pesquisas, mas a perspectiva é Dilma aparecer à frente de Serra, sinalizando para vitória no primeiro truno.

Claro que Marina pode crescer. Ela fez um bom discurso na convenção do PV, pode atrair mais apoios. O problema é que pode crescer tirando pontos de Serra, o que deixará os tucanos com os nervos ainda mais em frangalhos.

Mas o grande diferencial entre as campanhas é o clima interno nas coligações. Enquanto Dilma enfrenta problemas e vai resolvendo, Serra está acumulando querelas, como essa questão do candidato a vice, a falta de um discurso forte para se contrapor ao governo e visível má vontade por parte dos candidatos regionais, especialmente nos estados onde Lula tem altíssima popularidade. Por temerem perder votos com a associação a José Serra, tentam caminhar sozinhos, ameaçando levar a candidatura presidencial dos tucanos a um isolamento muito grande.

Dilma conta com Lula. E o presidente tem deixado claro que não ficará como mero expectador durante a campanha eleitoral. Como ele mesmo disse na convenção "o bicho vai pegar". Serra já deve ter percebido que o caminho para bater Dilma nas urnas será árduo. Ainda mais que o presidente, o mais bem avaliado dos últimos cinquenta anos dá mostras de que vai para o enfrentamento contra a oposição que o atormentou sem tréguas durante esses quase oito anos de governo.

13 Comentários:

Celso disse...

O bicho vai pegar e Serra vai perder. Adeus Serra, vai ficar desempregado. Não vamos mais pagar suas contas

Marcia disse...

A Dilma vai ganhar. Posso ver isso pelo desespero da oposição. Por ver a turma do Serra fazendo dossiê e acusações sem fundamentos para culpar Dilma e PT

Lígia disse...

É PRESIDENTE,o numero 9 é seu. 95% de popularidade,9% PIB,xiii!!! depois desse PIBÃO o serrinha deve tá morrendo de vergonha do pibinho dele. VOTO NA DILMA!,amigos tucanos?( aliás colegas,só um oi,nada de papo,eles são todos metido a besta,êta gente boba)!!! radicalizei,não quero negociar!!!

José Salustiano Filho disse...

Muito obrigado! muito obrigado! muito obrigado! Poder ouvir que haverá significativa redução da pobreza, não tem preço!
Ainda mais a custa do crescimento deste país ímpar, sem o sacrifício imposto a classe trabalhadora, que tantas vezes foi prejudicada. Muito obrigado Lula, tenha a certeza que estaremos todos com um só coração empenhados na eleição da Dilma, que representa a continuidade deste projeto maravilhoso de inclusão social, valorização do Brasil, me sinto emocionado, quando tenho a certeza do projeto de paz, de alegria, de solidariedade, de acabar com a Fome e a Miséria, foi e será vencedor no nosso Brasil. Viva!

Neuza Silva disse...

tenho 79 anos e vou conhecer Brasília, agora, no ano do seu cinquentenário.Isto por que quero vê-la sob sua égide. Só assim me importa vê-la.
Sua presença no Palácio da Alvorada, me alegra e me fará feliz enquanto viver. A minha persistência em elegê-lo presidente, foi tão tenaz quantoà sua, em disputá-la.
Nunca tive dúvidas quanto ao seu trabalho mas confesso que me surpreendo a cada instante com o seu desempenho. Creia que jamais será esquecido por êste povo brasileiro. Certamente, irei visitar o interior do palácio. Que bom seria poder vê-lo de perto!
Eu coleciono suas fotos. Tenho no meu PC uma pasta com inúmeras fotos suas com bonés e indumentárias, que já foram vestidas ou usadas
durante estes sete anos e meio de governo e acompanho diuturnamente o blogosamigosdopresidentelula. Sou defensora incondicional deste Governo. Costumo dizer que: "sou LULA até debaixo d´agua"

Fernando disse...

Gostaria de saber,por que até hoje, o documentário feito pela BBC de Londres(Um Certo Cidadão Kaine)que fala sobre o mundo obscuro da Rede Globo,está sendo censurado pela justiça,fazendo com que o povo brasileiro desconheça como essa empresa de telecomunicações,que é uma concessão pública, é maléfica ao Brasil.

José Maria de Medeiros disse...

Minha opinião sôbre o blog: Trata-se de um trabalho muito importante para nós que amamos o nosso Brasil, pois nos matem informados sôbre os acontecimentos politicos, noticias que a nossa "imparcial imprensa" se recusa a divulgar, e acima de tudo mostra muito bem quem são os verdadeiros patriotas, os que são verdadeiramente brasileiros.

SERGIO FRITZ disse...

PODE CONTAR COMIGO PRO QUE DER E VIER PRESIDENTE.SOMOS TODOS POR TI PRESIDENTE!!!!!!!!!!!ESTAMOS CONTIGO PRA APOIAR SEU PARTIDO E SUA CANDIDATA !!!!!!!!!!!VIVA DILMA2010!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!O

Brendo disse...

Querido presidente, toma cuidado com o SBT e principalmente a globo, que aqui no Brasil tem um grade poder de manipulação de mentes.o Folha a Veja, kkkk um monte de empresários querendo o neoliberalismo de volta.( Mais a quantidade de pessoas de classe baixa e média são muito maiores. )
Ótima Semana!

Cosme disse...

Lula é o Brasil Unido num mesmo objetivo que é melhores condições de vida para todos os brasileiros e Dilma representa a continuidade dessa política vitoriosa! Rumo à vitória no 1º turno!

Felipe disse...

Parabéns pelo blog, é simplesmente espetacular. Leio assiduamente desde que soube através do site do Paulo Henrique Amorim (www.conversaafiada.com.br) e o que tenho a dizer a todos é PARABÉNS. A ajuda que vocês tem dado ao povo brasileiro com todas essas informações é imensa.

vinicius disse...

Maranhão e Minas provavelmente serão problemas... Patrus seria a melhor opção, além disso é pessoa que soma...
Hélio Costa pode perder, ele é horrível no palanque...Não empolga ninguém... O Anastasia fará a festa...
A sandra Starling saiu do PT!! É verdade!!! Tudo bem que tem gente nova, a realidade mudou... Mas esse PMDB já passou do limite... O novo PMDB com Cabral e, no futuro, com Aécio, certamente, darão uma bela rasteria no PT....

Rafael disse...

A Marina foi infeliz ao criticar a política energética, dizendo que não há planejamento. Em 2004, foi criada a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), quando Dilma Rousseff era ministra de Minas e Energia. A EPE é uma instituição sediada no Rio de Janeiro, responsável pela elaboração de planos de expansão para o setor. Atua como elo entre ministério, academia e empresas do setor.
Marina foi infeliz, pois acabou criticando uma instituição que já possui várias publicações sobre o assunto desde sua criação, pelo governo federal. A Marina não estava no governo à época da criação da EPE?!
Dizer que os investimentos são insuficientes por falta de crédito e pelo custo dos investimentos no setor é uma coisa, dizer que não há planejamento é chutar para a Dilma marcar um golaço.
E assim espero!
Dilma lá!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração