Pages

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Assédio da Globo contribuiu na derrota da seleção em 2006


Na copa de 2006, quando um amigo assstiu os treinos da seleção sendo transmitidos ao vivo, pelo SporTV, canal das Organizações Globo, disse que aquilo não ia dar certo.

As Organizações Globo, em 2006, transformaram a seleção num BBB (Big Brother Brasil). Notava-se o desconforto do técnico Parreira, provavelmente fazendo concessões aos patrocinadores, sob orientação da diretoria da CBF. Os jogadores nem tinham privacidade para alguma reclamação ou discussão nos treinos, típica até entre peladeiros, porque senão virava "crise" no Jornal Nacional. O técnico reduzia os treinos ao mínimo, e sequer podia contar com  o elemento surpresa contra os adversários.

Tudo bem que quem ganha jogo não é a TV, são os jogadores, e o técnico orienta. Mas aquelas más condições para treinar à vontade, e o clima de "celebridades" de "reality -show" acaba prejudicando.

O que a Globo quer é usar a Copa para alavancar a audiência nos demais programas, fora dos jogos. Quer coisas como entrevistas exclusivas para o Fantástico, furos exclusivos para o Jornal Nacional, jogadores mandando tchauzinho para a mamãe e beijinho para a namorada no Programa do Faustão, etc.

Dunga sabe, como ex-jogador do lado de dentro da concentração, o quanto o vedetismo na TV, focado em alguns jogadores, alavanca a imagem e vaidade de uns (tanto valorizando o passe, como para contratos publicitários), e desperta ciúmes em outros, desintegrando a harmonia do time, e criando rivalidades entre os jogadores. Isso gera a busca do espetáculo individual em campo para trazer a fama e despertar também o interesse da TV.

O resultado em campo aparece na forma de querer resolver sozinho, com dribles e chutes improdutivos, prendendo bolas sob forte marcação, em vez de passar para o companheiro desmarcado, e prejudicando a vitória do time.

Falou-se muito desse clima na copa de 1990 e na de 2006. Em ambas, o resultado foi a eliminação do Brasil antes de chegar à final.

Dunga está certo em proteger a delegação brasileira do assédio da Globo, que quer transformar a concentração em um BBB, em entretenimento de celebridades e fofocas. Precisa evitar o clima de bagunça de 2006.

Tem razão o jornalista Luiz Carlos Azenha, que conheceu a emissora por dentro, quando conclui:

"A diferença entre Dunga e a Globo encontra-se no calendário distinto pelo qual ambos se regem: a emissora precisa ganhar tudo agora, comercialmente tem pouco a faturar depois que o Brasil chegar à final; Dunga só irá ao banco descontar o cheque milionário se e quando garantir o título. A Globo precisa de um cast. Dunga precisa de um time."

6 Comentários:

luciana disse...

sempre que posso posto no twitter,viva DILMA e DUNGA por serem brasileiros destemidos,a Globo já lucrou demais as custas desse exibicionismo da seleção,agora CHEGOU DUNGA pra dar um basta na festa global.#PARABÉNSDUNGA

J. Carlos disse...

Só para que vocês tenham uma idéia de quanto são cínicos este pessoal da Globo. Aqui no nordeste a TV Diário, um TV aberta cujo sinal era recepcionado por parabólica estava fazendo o maior sucesso até que a Globo resolveu, segundo repórteres de Rádios e TVs do Ceará, acabar com a brincadeira da TV Diário que como afiliada a Globo fio obrigada a tirar o sinal por estar atrapalhando a audiência da toda poderosa Rede Globo.
Para mim isto não passa de monopólio, monopólio que ela tanto critica, mas que na verdade ela critica por não monopolizar.

Unknown disse...

Caros, vamos lutar pela defesa do governo do Lula e pela eleição da Dilma. E sempre que possível vamos manter em alto nível a luta contra o PIG, lembrando que PIG não é só Globo, mas, também e, por vezes, principalmente, Veja, FSP, et caterva.

A campanha vai bem, não podemos embarcar em canoas furadas.

Dunga é um episódio na luta dentro da Casa-Grande. Cuidado, pois esse proto-fascista que foi grosseiro com o presidente Lula e amigo dos demos do RS, pode nos causar prejuízos e para isso basta perder a copa. Aí o Lula e a Dilma serão culpados pela derrota.

Dunga e Globo se merecem e têm tudo a ver. Não se deixem enganar.

armando do prado

Haroldo Cantanhede disse...

A rede Globo ainda acha que está na ditadura, onde dizia o que queria - verdade ou não - e ficava por isso mesmo; a Globo mandava e desmandava e ninguém a contestava. A Globo ainda acredita que a seleção brasileira é dela, sua propriedade particular, e que os jogadores são seus funcionários, assim como o treinador e a comissão técnica; a rede Globo ainda pensa que são 90 milhões "sem ação"... Pois agora são 180 milhões e boa parcela deles já não aguenta mais essa arrogância global, essa empáfia, essa trama diária para engambelar o povo, a massa mal-cheirosa, que elegeu o Lula - e acha isso ótimo! E vem Dilma aí em Outubro!! Graças a Deus!!!

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

AQUI NA FM UNIVERSITÁRIA ( www.fmuniversitária.com.br) ESTAMOS DIVULGANDO A CAMPANHA DO http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/ : =>
#DiaSemGlobo.Todos juntos nessa corrente => .

QUANTO AO DUNGA , TEMOS QUE LEVAR EM CONTA DOIS ASPECTOS : >
1 - ELE JÁ TEM SUA VIDA GARANTIDA E NÃO PRECISA BAJULAR NINGUÉM - não tem esse mau caráter e nem ambição desmedida -, ALÉM DE TER EXPERIÊNCIA DA NOCIVIDADE DA REDE BOBO, PORTANTO ... >>

2 - SEM DISCIPLINA, NENHUMA QUALIDADE ROSBUSTECE E SE DESTACA. >>

Morais disse...

O Dunga está certo, quem manda na seleção é ele e o povo quer saber é do caneco.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração