Pages

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Desabrigados do Jardim Romano foram deixados ao relento por José Serra

José Serra disse hoje: "Temos que ter um mapeamento definitivo de todas as áreas de risco no Brasil"...Mas, ele não pensou nisso quando foi prefeito e governador em São Paulo...

Cinco meses depois de o Jardim Romano ter sido submerso pelos temporais de verão, o governador, tanto José Serra, quanto Alberto Goldaman, e até mesmo o prefeito Gilberto Kassab,  não adotaram uma providência sequer para abrigar os moradores desabrigados. 

A área de várzea do Rio Tietê, ocupada no fim dos anos 1970, foi alagada em 8 de dezembro de 2009, após a chuva do ano passado, e depois da Sabesp ter soltado esgoto nas ruas do bairro Por 40 dias, as autoridades municipais acompanharam inertes e perplexas a teimosia do rio que não desocupou as ruas do bairro, levando cerca de 5 mil pessoas a terem de procurar abrigo depois que tiveram de deixar suas casas alagadas. 

A prefeitura do DEMO, demoliu a maior parte dos imóveis comprometidos pelas águas e ofereceu bolsa-aluguel para 3.700 famílias que aguardam novas moradias, com conclusão prevista para a distante meta de fins de 2011. Parte das famílias nem aceitou o benefício e preferiu invadir um terreno na Vila Curuçá, também na zona leste da capital, para não ficar ao relento.

O repórter Diego Zanchetta, do Estado, relatou na edição de sábado, a saga de 139 dessas famílias que, depois de terem perdido suas casas para o rio, desistiram de esperar indefinidamente a ajuda dos governadores tucano. Elas agora tentam reconstruir suas vidas num novo bairro que tentam instalar, não com a ajuda dos técnicos da Prefeitura ou do Estado, mas, sim, das entidades ligadas ao movimento dos sem-teto e integrantes do PSOL.

Essas famílias se dizem praticamente forçadas a optar pela invasão, já que os R$ 300 mensais pagos pela Prefeitura  de Kassab como auxílio-aluguel são insuficientes, para o aluguel de um imóvel. Não lhes restou alternativa, de acordo com a dona de casa Eliete Jesus Almeida, de 36 anos, que declarou: “Com R$ 300 não consigo alugar nem quarto em cortiço.” O abandono é de tal ordem que até o controle de quem pode ou não entrar no local é feito pela autoridade informal do PSOL e dos movimentos dos sem-teto. Até os contatos com os jornalistas são monitorados por uma “comissão de imprensa”, composta por dirigentes das entidades citadas.

O insensível descaso das autoridades em relação aos desabrigados pelas enchentes do verão do bairro conhecido oficialmente como Jardim Romano, mas chamado informalmente pelos próprios moradores de Jardim Pantanal, por motivos óbvios, é relatado por outra ex-moradora: “Ficamos desabrigados no dia 8 de dezembro e até agora nenhuma casa foi construída”, disse Renata Nere, 27 anos de idade, que morava havia 9 anos no lugar desocupado.

O Estado se faz presente pelas duas viaturas postas à frente da ocupação pela Polícia Militar. de São Paulo O terreno ocupado, pertencente a um agricultor, foi declarado de utilidade pública pela Prefeitura em fevereiro e é um dos nove nos quais o governo promete construir as moradias dos 5 mil desabrigados do Jardim Romano. Enquanto o poder público não faz a sua parte, os interessados contam com a ajuda de grupos e partidos  para não terem de ficar ao relento

2 Comentários:

Geraldo Mendes disse...

Essa seria uma excelente seção de programa da Dilma: "Tudo o que Serra quer fazer para o Brasil mas não fez para São Paulo".

Seria se o PT e acoordenação de camapanha de Dilma não fossem preguiçosos, nem estivessem acovardados.

Sendo assim, esse tipo de oportunidade será apenas post perdido num blog.

eliz disse...

Este é o fiel retrato de como o PSDB governa o estado mais rico do País.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração