Pages

terça-feira, 4 de maio de 2010

Banda Larga para todos: Governo Lula quebra o monopólio do cartel privado das telecomunicações e reativa a Telebras


Com a privataria das teles pelo governo FHC/Serra em 1998, foi criado um monopólio privado do cartel dos tubarões nas telecomunicações.

O setor levou o brasileiro a pagar as tarifas mais exorbitantes do mundo, e receber um serviço de má qualidade, sem qualquer atitude enérgica do ANATEL.

O modelo empresas-privadas-ANATEL estava esgotado, inclusive esgotando a paciência de qualquer usuário, seja de telefonia, seja de internet.

O governo Lula enfrenta o cartel e quebra o monopólio das telecomunicações privada, reativando a Telebras.

A empresa estatal enviou na noite desta terça, 4, fato relevante à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) informando o seu papel no PNBL (Plano Nacional de Banda Larga), com as funções:

(i) implementar a rede privativa de comunicação da Administração Pública Federal;

(ii) prestar apoio e suporte a políticas públicas de conexão à Internet em banda larga para universidades, centros de pesquisa, escolas, hospitais, postos de atendimento, telecentros comunitários e outros pontos de interesse público;

(iii) prover infraestrutura e redes de suporte a serviços de telecomunicações prestados por empresas privadas, Estados, Distrito Federal, Municípios e entidades sem fins lucrativos; e

(iv) prestar serviço de conexão à internet em banda larga para usuários finais, apenas e tão somente em localidades onde inexista oferta adequada daqueles serviços.

As principais diretrizes do plano deverão ser anunciadas nesta quarta-feira (5) pela ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, e pelo coordenador do Programa de Inclusão Digital da Presidência da República, Cezar Alvarez.

O Plano Nacional de Banda Larga foi concluído hoje, em reunião na Casa Civil, da qual participaram os ministros das Comunicações, José Artur Filardi; do Planejamento, Paulo Bernardo; da Educação, Fernando Haddad; da Saúde, José Gomes Temporão; e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães.

O governo pretende oferecer o serviço por, no máximo, R$ 35 por mês. O objetivo é levar o acesso à internet rápida às classes C e D e em locais ainda não atendidos pelas empresas privadas.

O plano prevê a implantação da internet em alta velocidade em quase todos os municípios brasileiros até 2014. A previsão é que, neste ano, a banda larga esteja disponível em 100 cidades, sendo 17 capitais.

3 Comentários:

IV Avatar disse...

Aqui em Goîânia há dois edíficios de mais de 20 andares cada, prédios enormes, que valem milhões de reais, que foram doadas ao Daniel Dantes por FHC na privataria
Prá completar a festança com o patrimônio público, um edifício do INSS que fica na Av. Anhanguera com a Tocantins foi trocado por um barracão na periferia de Goiânia. A gerente era do PFL que, com o filme queimado, hoje se chama DEM

Lucas Santos disse...

Essa é uma das melhores notícias do ano.

Yacov disse...

MUITO BOM!!! FANTÀSTICA NOTÌCIA!!! MAis uma "VIVA" ao presidente LULA, que prova mais uma vez que é O CARA, mesmo!!!!

"O BRASIL DE VERDADE não passa na GLOBO - O que passa na GLOBO é um país para os TOLOS"

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração