Pages

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Isso é Lula: Saúde da Família atende 96,5 milhões

A cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) do governo federal atingiu 50,9% (96,5 milhões) da população em 2008, revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). A região com maior atendimento foi o Nordeste: 36,2 milhões, ou 67,7%, estavam inscritos no PSF, formado por equipes multiprofissionais.

Balanço.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2008, do IBGE, mostram crescimento contínuo do PSF desde a sua criação, há 16 anos. A Região Nordeste é a mais beneficiada do País, com 67,7% dos moradores cadastrados

A cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) ultrapassou, em 2008, 50% da população brasileira, revela o Suplemento Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Saúde 2008), divulgado ontem, no Rio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, 96,5 milhões de pessoas viviam nos 27,4 milhões de domicílios cadastrados no PSF no período de coleta dos dados. O número está próximo da meta de 100 milhões de brasileiros proposta pelo Presidente Lula no início de seu governo.

Criado há 16 anos, o PSF tem como objetivo reorganizar a assistência à saúde, substituindo o modelo centrado na rede hospitalar por um sistema que estimule a prevenção e os cuidados com a saúde. Cada uma das equipes do programa - compostas por médico, enfermeira, auxiliares de enfermagem, dentista e agentes comunitários - se responsabiliza pelo acompanhamento de 3 mil a 4,5 mil pessoas de uma determinada área. A ideia é que esses pacientes deixem de procurar os hospitais para solucionar problemas simples, pois têm a assistência de uma equipe perto de casa.

Embora os dados do IBGE confirmem o crescimento contínuo da cobertura do PSF, os números ainda são muito desiguais no País. A região mais atendida é o Nordeste, com 67,7 % dos habitantes cadastrados. A menor cobertura está no Sudeste - 35,9% (mais informações nesta pág.).

Ainda segundo a pesquisa, o PSF teve grande impacto entre os mais pobres: 54% do total de domicílios com rendimento mensal per capita de até dois salários mínimos eram atendidos, enquanto apenas 16,3% dos lares de cinco salários mínimos per capita ou mais integravam o PSF.

Desafios. "O ideal é que toda a população do SUS - pelo menos 75% dos brasileiros - esteja coberta. Nossos desafios são as regiões metropolitanas do Sudeste", disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Para Maria Fátima de Souza, do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UnB, o problema é que, nas grandes capitais, ainda há muita resistência para a implantação de políticas em que o foco é a atenção básica. "Ainda predomina a cultura de que o investimento em saúde deve ser feito no nível da alta complexidade. São priorizados hospitais, medicamentos e equipamentos em vez da saúde preventiva."

O próprio ministério da Saúde, diz Maria de Fátima, investe mais na formação de médicos especialistas do que na de generalistas, que são os profissionais mais indicados para integrar o PSF e são escassos no País.

"Como essas equipes estabelecem ao longo dos anos um vínculo com a população, essa estratégia é a mais adequada para o cuidado das doenças crônicas, que têm aumentado porque a população está vivendo mais", diz Ligia Giovanella, da Escola Nacional de Saúde Pública.

4 Comentários:

elisabete disse...

Sou agente comunitária de saúde, faço parte do PSF ou ESF, o trabalho do agente é o mais importante, porque nós somos o elo de ligação entre o usuário e o restante da equipe. Também somos os que ganham menos. A maioria dos agentes ganha 1 salário mínimo/40h semanais.
a nossa PEC foi aprovada, mas o piso de 2 salários estão enrolando. Nem todos os agentes ganham insalubridade, o que está errado, porque nós temos contato direto com pessoas doentes e ambientes inóspitos. No meu município o gestor desvia verba e veiculos do PSF, e o MP paulista nada faz.

jose carlos lima disse...

Vamos chegar junto aos usuários do Saude para a Familia..dias atrás estive na área rural e vi que as pessoas estão satisfeitas com o programa e com medo que Zé Serra ganhe e, claro,,,se isto ocorrer vai acabar tudo,,ele vai privatizar a saúde como privatizou em SP...só que no discurso esse mentiroso vai dizer que vai manter o programa e vai até melhorar...este safado

Anônimo disse...

Se o PSF funcionasse conforme projetado, e os diligentes municipais no ínterior, em municípios pequenos, por qual recebem verbas suficientes, prestassem bem atenção, nem hum térço de problemas reais teríamos de dificuldades de atendimento na saúde. O problema começa com a municipalização do domínio pelas verbas distribuidas pela união e estado. Dinheiro nunca faltou, más nunca chegou a ser aplicado por conta de deshonestos prefeitos da ála da direita de forçar o cidadão de fazer planos de saúde que enfim para nada servem, já que não serão atendidos nestes específicos locais. E o SUS banca tudo, e os hospitais oficiais do estado das regiões estão desmedidamente superlotados. Coisa da máfia médica dos grupos neoliberais!!! Na cidade onde moro atualmente já vinte anos é assim: Recebe pelo PSF montantes más não há nenhum posto ìntegralmente funcionando. Duas fundações hospitalares em regime privativo tendem a fechar (coisa de enganãncia). Tudo o que é de emergênte é levado para Ipiaú, 17Km, para fazer triágem, depois para Itabuna 130Km, ou atualmente Jequié 65Km, aliás excelente hospital reformado pelo Governo Jaques Wagner de primeiro mundo!!! Por tanto sobrecarregado, já que os municípios em volta não se lixam com saúde más recebem as verbas como se fossem!!!

Yacov disse...

E esses mer.... neoliberais viviam apregoando aos 4 ventos que não dava para fazer investimentos em educação, saúde, e outras obras sociais, porque o BRASIL não tinha dinheiro,o BRASIL é um país pobre... De repente, com LULA, o dinheiro apareceu e tem dinheiro bastante para investir em todas as áreas. A verdade é que com a PIGDEMOTUCANALHA no poder nunca teríamos dinheiro suficiente mesmo, pois a sua sede de "ORO", como a dos espanhóis que acabaram com as civilizações pré-colombianas, é infinita.

FORA PSDBandidos DEMentes e PIg'SS!!!
QUERO LULA DE NOVO QUERO DILMA 2010 MEU POVO!!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração