Pages

terça-feira, 27 de abril de 2010

Gilmar Mendes ou Itagiba para ministro da segurança do Serra?


José Serra (PSDB/SP) coleciona fracassos na área de Segurança Pública em sua gestão no governo de São Paulo. Em março de 2009 seu secretário de segurança pública, Ronaldo Marzagão, caiu devido à denúncias de corrupção na secretaria, feitas ao Ministério Público.

Os índices de criminalidade em São Paulo subiram no ano passado e no primeiro trimestre deste ano. No Rio de Janeiro, estado vizinho, caíram. A Baixada Santista vive uma onda de ataques, assassinatos, e fechamento do comércio por ordem da facção criminosa PCC.

Para fugir de cobranças e "virar a página", Serra lança um factóide: a criação de um Ministério para a área de segurança, como se fosse a pílula mágica para resolver todos os problemas.

Acontece que já existe um ministério que cuida destas atribuições: é o ministério da Justiça.

Nesta área de segurança, a criação de mais um ministério pode ser mais nefasta do que ajudar, afinal um dos maiores desafios na segurança pública é integração de todas as forças, de todas as polícias (incluindo as estaduais e guardas municipais), dos cadastros, banco de dados, e compartilhamento de informações.

Para se ter idéia da integração necessária, a Receita Federal e o COAF são subordinados ao Ministério da Fazenda, mas dão apoio às investigações da Polícia Federal, sempre que necessário, identificando indícios de lavagem de dinheiro.

Nenhum órgão melhor do que o Ministério da Justiça para coordenar toda essa integração, que inclui até cooperação internacional, como o recente caso do bloqueio de contas bancárias na Suíça, de tucanos paulistas, devido à supostas propinas da ALSTOM.

Melhorar a segurança pública é melhorar a operação de cada órgão, de cada polícia, que compõe o sistema, e isso nada tem a ver com criar mais um ministério, para ser mais um órgão burocrático e político a entravar a integração.

A Polícia Federal ganhou eficiência no governo Lula justamente por ter uma atuação técnica, afastada de ingerência política, e de ter recebido verbas e recursos. O governo federal tem programas de apoio às polícias estaduais. Mas é preciso que os governos estaduais promovam o mesmo salto de qualidade nas polícias estaduais que já houve na Polícia Federal.

Polícia Federal é carreira de estado, e não de governo. Quanto mais autonomia, dentro das atribuições constitucionais, melhor.

A criação de mais um ministério político para atuar acima da Polícia Federal é o tão sonhado desejo de Gilmar Mendes de exercer controle sobre a instituição.

Por isso, por tras do factóide, há também o risco de Serra aparelhar politicamente a Polícia Federal, e algemá-la no combate à corrupção e crimes do colarinho branco, voltando aos velhos tempos demo-tucanos quando deputados e governadores indicavam superintendentes da PF nos estados, e gente como José Roberto Arruda (ex-DEMos) não eram "incomodados".

Aliás quem seria um "bom" nome para tal ministério num hipotético governo Serra?

Gilmar Mendes? Marcelo Itagiba?

6 Comentários:

Admar disse...

A isso se dá o nome de Choque de INDIgestão tucana!!!

COEXISTA disse...

Ministério da segurança Pública proposto por serra em gestão tucana, só se for para privatizar os presídios.

Leia e divulge: http://leocoexista.blogspot.com

Malú disse...

O Serra e suas promessas. Agora ele deu de prometer de um tudo, de ministério para deficientes a mata burro em praça pública. Basta que ele tope com uma necessidade, importante ou banal, ele promete. Prometer é fácil, né Serra, não paga imposto. Se disserem a ele que há muitos cachorros fazendo cocô nas ruas, ele, certamente, prometerá que se ganhar vai perseguir a cachorrada e também fará um ministério para isso. O Serra mente, mente, mente e nem fica corado. É o único político com mentira registrada em cartório. Ele mente e ainda registra a peta. Quem ainda acredita no Serra?

VERA disse...

Serrágio "é o único político com mentira registrada em cartório"! Dá-lhe, Malu!

Francisco Andrade disse...

Sem projeto político, Serra é dissimulado, artista da mentira a camuflar o que não fez e anunciar muito menos o que não vai conseguir fazer. Discurso vazio, o candidato do PSDB não tem a marca de ser um bom governo. Tucano sem asa não consegue voar. E só com os pés no chão, ele se atola nas ruas alagadas de São Paulo. Vai morrer nas águas do Rio Tietê.Eu sou um que parte da Soberania Popular do Lula e extensiva a Dilma. Como LULA, ela sentir-se-à segura nesse poder popular. Viva Dilma Presidente do Brasil 2010

Unknown disse...

Nenhum dos dois, sugiro o titular: Daniel Dantas.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração