Pages

sábado, 17 de abril de 2010

Na Folha, nem na Data dá para acreditar

“Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data” , disse certa vez Luiz Fernando Veríssimo.Na Folha, nem a Data é verdadeira

Veja umas explicações da Folha para a pesquisa. Aliás, uma coisa bem interessante que eu notei nessa manhã, foi o fato da Folha estampar a pesquisa na manchete do jornal...Hummm! estranho!. Dá uma olhadinha qui neste gráfico

Embora os números do levantamento do Datafolha sejam semelhantes aos do final de março, é possível identificar tendências ao observar as curvas a partir de dezembro.

Nota-se que Serra voltou a estacionar no seu patamar do final de 2009, quando registrava 37%. Dilma também mostra uma taxa consistente em 2010, sempre de 27% ou de 28%.

Outra curva que aparece clara é a da queda gradual de Ciro. Ele tinha 13% em dezembro. Oscilou para 12% em fevereiro. Foi a 11% em março. E, agora, num período de três semanas, bateu em 9%.

Ciro Gomes fica numericamente atrás de Marina Silva, embora do ponto de vista estatístico ambos estejam empatados.

Espontânea

Ao questionar os eleitores sem mostrar os nomes dos candidatos, o Datafolha registrou agora um empate: Dilma tem 13% e Serra aparece com 12%. No mês passado, a Dilma tinha 12% e o tucano estava com 8%. Os dois concorrentes apresentam curvas ascendentes.

Pela segunda vez o Datafolha testou os candidatos de partidos pequenos. Apenas no cenário em que não aparece Ciro, dois nanicos pontuam 1% cada: Mário de Oliveira (PT do B) e Zé Maria (PSTU). Nessa hipótese, Serra tem 40%, Dilma fica com 29% e Marina registra 11%.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração