Pages

domingo, 28 de março de 2010

A violência policial do ditador José Serra na versão de quem estava lá

Professor ferido e caído

Polícia abrindo fogo com balas de borracha, desnecessariamente

Polícia parte para cima dos professores

A imprensa demo-tucana a serviço de José Serra (PSDB/SP) mente descaradamente a respeito da violência policial na sexta-feira contra os professores em greve.

Apesar de terem filmado tudo, e até ter recebido bordoadas, os repórteres que fizeram a cobertura correta, tiveram seu trabalho censurado e deturpado dentro das redações.

A imprensa, se não quiser continuar passando por mentirosa, está desafiada a colocar na internet a íntegra dos vídeos que gravou. A Globo fez uma edição vergonhosa no SPTV, onde o texto narrado pelo locutor sequer combina com o que se vê no vídeo, mesmo em uma edição manipulada, se vê que quem começou o conflito agredindo os manifestante com gas pimenta, desnecessariamente, foram os policiais.

O blog Eco-Subversivo, cujo autor estava lá, faz um relato completo que vale a pena ser lido na íntegra. Mostra como a polícia iniciou o confronto. Um cinegrafista da Bandeirantes, a seu lado, estava perplexo e fez comentário: “ Esse Serra é um filho-da-p... mesmo!”.

O Portal Vermelho narra que o fotógrafo autor da reportagem sofreu queimaduras nos dois braços e mãos provocadas pelos sprays químicos, covardemente atirados pelos policiais militares sobre quem fotografava de perto, documentando próximo demais para quem tudo quer encobrir. Outros repórteres sofreram a mesma agressão policial, mas seus patrões não levaram ao ar.

Um sindicalista, Policial Civil, Jeferson Fernando, que apoiava como cidadão os professores, foi confundido com um professor, mantido preso e espancado por cerca de três horas e levado ao 34ª DP de Francisco Morato. Com a roupa rasgada e acompanhado por dirigentes do Sindicato, Jeferson foi até a Corregedoria denunciar os inumeráveis abusos dos quais foi vítima.

O professor de Filosofia de Jundiaí, Fernando Ribeiro presenciou quando um dos muitos policiais infiltrados pelo governo na manifestação “tentava atear fogo em um veículo, buscando incriminar os manifestantes”. Com o policial à paisana identificado, professores e estudantes saíram à caça do marginal que buscou refúgio entre os policiais militares.

Segundo o portal Rede Brasil Atual, a aposentada Terezinha Moraes também estava junto ao cordão de isolamento da polícia e lamenta a violência desmedida contra os professores. "Comecei em 1967 a dar aula, sempre participei de greve, mas essa é a primeira vez que vejo e sou alvo de uma brutalidade como essas", salienta. "Antigamente, os policiais levavam até cães para as manifestações, mas chegávamos até o palácio sem sofrer nada", condenou Terezinha.

"A primeira fileira do cordão de isolamento dos policiais se abriu e a tropa de choque veio atrás com bombas", descreveu um professor em estado de choque.

Ao correr das bombas de efeito moral, alguns professores desmaiaram ou passaram mal com sangramento no nariz, ardência nos olhos e na garganta. Jornalistas e fotógrafos também foram atingidos.

Novo confronto voltou a acontecer, quando o caminhão de som da Apeoesp se aproximou do isolamento imposto pela PM, na tentativa de negociar com os policiais e evitar novo conflito. "Pelo amor de Deus professores, fiquem atrás do caminhão", pediam os diretores da Apeoesp. "Estamos desarmados, só temos o corpo e sabemos que vem bala de borracha aí", insistia o sindicato.

Para o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) o confronto foi uma covardia. "Esse governo intransigente deixou um rastro de destruição. Na segunda-feira vamos tomar providências e acionar o Ministério Público."

Com a testa machucada por estilhaços de bomba, Carlos Ramiro, vice-presidente da CUT-SP e diretor da Apeoesp, criticou a ação da PM. "Estamos o tempo todo trabalhando por uma manifestação pacífica, mas a PM age inesperadamente e causa um confronto desses", diz.

Leia mais aqui, aqui e aqui.

9 Comentários:

alexandre disse...

A Record exibiu uma cobertura decente,justiça seja feita. Inclusive um cinegrafista foi atingido e a imagem foi ao ar no Jornal da record.

D.Pires disse...

Uma vergonha!.
Não existe palavras para traduzir o que esse tal de serra é! Infelizmente os professores estão sempre em segundo plano e não tem apoio nenhum da sociedade e nem da midia!. sobre distorção dos jornalecos eles ja viraram um partido satélite do psdb/dem. Se acontecesse 1/10 disso em um governo Petista ja teria acontecido horrores...
Não sou professor mas tenho dó de quem é!.
obs: palavras existem mas não se pode escreva-las aqui!...

Anônimo disse...

Isto é uma vergonha como meus e nissis filhos vão ter educadores efiçientes desta maneira professores que são recebidos a pauladas este é o choque de gestão dos tucanos em especial do serragio ,esta é a educação que ele apresenta ao brasil querendo ser presidênte ,tá ai um bom video pra se mostrar no alge da campanha mostrar a cara que a mídia porca e suja esconde de josé serra.

José Lopes disse...

Esse é o estilo do PSDB de governar. Aprendeu com os ditadores do regime de exceção, não ficam a dever nada a eles. Lembram da heróica greve dos petroleiros em 94? Pois é, a globo mentiu colocando a população contra os grevistas mentindo que se a greve continuasse faltaria gás nos lares dos consumidores. O estoque estava garantido, dava para mais uns três meses. Parabéns professores eles só entendem essa linguagem a greve.

Anônimo disse...

Com pesquisa ou sem pesquisa. Dilma lá!
Acesse o link

http://en.tackfilm.se/?id=1269799840781RA15

Airton disse...

Para mim não é fácil ver estas cenas sem me lembrar do confrontos com a polícia, em frente a sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo.
Foram dias de luta.
A direita insiste em voltar aos seus "anos dourados"

MARCO disse...

Na manifestação dos policiais que assistimos recentemente os policiais receberam o tratamento "cacete direitos humanos" se a policia "justiça" a própria policia o que podemos esperar?, enquanto muitos policias ainda verem o seu lugar na sociedade só do lado de dentro dos muros dos quarteis agirão com fúria e dana-se o regime democrata, não os desprezo, tenho três na familia e digo isso com orgulho, desprezo sim seus comandantes fascistas,nascidos em berço de ouro que agem como se fossem senhores feudais.

ALL disse...

É O ZÉ PORRADA EM AÇÃO...
E ele quer ser Presidente ..

Vejam o esquemão que ZÉ PORRADA té montando:

28/03/2010 - 10:10 - BLOG DO NASSIF
O papel de Eduardo Graeff
Da Folha de S.Paulo

Tucano contrata especialista em Twitter

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governador José Serra (PSDB), que já é usuário habitual do Twitter como ferramenta de conversação, montou uma equipe para gerenciar as ferramentas virtuais de sua campanha ao Planalto. O núcleo contará com a jornalista e publicitária Ana Maria Pacheco, encarregada de abastecer e administrar o microblog do tucano, que deverá inclusive anunciar o lançamento oficial de sua candidatura.

Sua página, cuja autenticidade é certificada pelo provedor do serviço, alcançou a marca de 181 mil seguidores.

Antes do início formal da campanha, o mecanismo já produziu resultados que encorajaram a equipe de Serra. O termômetro foi uma mensagem postada pelo governador em que ele retrucava boatos espalhados em Manaus (AM) segundo os quais seria contrário à Zona Franca. “O boato sobre acabar com a Zona Franca de Manaus é molecagem antiga. Aparece sempre em ano eleitoral”, respondeu Serra ante o comentário de um internauta. O texto foi replicado exaustivamente em veículos de abrangência regional e, dizem os tucanos, minimizou o dano político da suposta boataria.

Segundo o tesoureiro da Executiva Nacional do PSDB, Eduardo Graeff, o partido já montou estrutura para maximizar dividendos eleitorais do ciberespaço e espera receber doações via internet, com cartões de débito e crédito.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2803201012.htm

Comentário

A matéria é despiste, mostrando a parte menos relevante da estratégia, que é o lado oficial, público do Twitter.

Por baixo, já foi montada uma estrutura de guerra, cujo mentor é Eduardo Graeff. Vai surpreender amigos e conhecidos de velhos tempos, mas o doce Graeff mudou bastante, da água para o vinho, ou de FHC para Serra. Tornou-se o elo com uma espécie de submundo da Internet especializado em assassinatos de reputação.

Sua primeira experiência foi com um blog apócrifo, para o qual contratou blogueiros especializados em ataques anônimos contra adversários. Foi desmascarado por uma nota da Mônica Bérgamo que descobriu que o endereço tinha como titular o PSDB do Distrito Federal.

Agora, está por trás do lado obscuro dessa estratégia da Internet. Não se trata apenas de difundir ideias e desmentir acusações, mas de montar um sistema barra pesada para ataques individuais contra adversários e blogueiros tido como inimigos.

A matéria não mostra esse lado obscuro da estratégia, mas é possível identificar algumas dessas táticas. Primeiro, monta-se uma estrutura de atiradores barra-pesadas, profissionais contratados ou ligados ao PSDB ou localizados pelo Twitter. Há a assessoria da FSB Comunicações, que montou uma base em Brasília para monitorar “inimigos” na Blogosfera. É possível identificar nessa rede políticos e seguidores menores do PSDB em vários estados, associações de blogs de ultra-direita em Santa Catarina, ou pessoas que se apresentam como jornalistas em cidades pequenas.

Identificados (ou contratados) os barra-pesadas, uma das maneiras de adensar essa estrutura é através de elogios de Serra, pelo seu Twitter, a pessoas escolhidas. É o caso de uma nota indicando um desses atiradores (cuja alcunha é sinônimo de “delator”) à massa de 180 mil seguidores do Twitter de Serra. Pelo Twiiter, basta clicar no endereço incluído na mensagem para ir ao Twitter do indicado e tornar-se seu seguidor. Com a indicação, aumentam os seguidores do tal delator e adensa-se a rede dos barras-pesadas.

É uma tolice monumental. A grande guerra da Internet não se dá em torno de ataques bobos à reputação de adversários, mas na batalha de argumentos em torno de cada tema, cada factóide levantado. Ofensas, acusações, baixarias, impressionam apenas um submundo que já tem suas posições fechadas.

Acompanhe pelo Twitter https://twitter.com/luisnassif

Anônimo disse...

Este é o atual modo tucano de lidar com movimentos sociais, o que causa estranheza porque o PSDB (parte dissidente do PMDB) veio de uma historia de lutas feita exatamente ao lado deles. Professor, policial, funcionário público não são bandidos, mas estão sendo tratados como tal, ao ponto de usarem estrategias que eram comums na época da OBAN em SP! O RS, também sob a triste tutela da tucana yeda crusius, segue o mesmo caminho, basta seguir os tópicos:
http://rsurgente.opsblog.org/category/brigada-militar/
Infiltração, desinformação, atuações estilo "cabo anselmo", intimidação e tudo o que foi usado de 64 a 85 volta a tona com esses dois governos enganadores e truculentos, criminosamente acobertados pela mídia amiga!
José serra é uma decepção como politico e como executivo, basta lembrar sua atuação contra Roseana Sarney e suas posteriores conspirações dentro de processos eleitorais.
A estranha foto do professor(policial?)parece uma nova forma de tentar confundir os blogs alinhados a Lula - tergiversar é preciso!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração