Pages

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

MPF pede absolvição de Humberto Costa na operação vampiro

O Ministério Público pedirá à Justiça a absolvição de Humberto Costa (PT/PE) no processo em que ele é acusado de envolvimento na "máfia dos vampiros" quando dirigia o Ministério da Saúde (janeiro de 2003 a julho de 2005).

Segundo sua advogada, o MP opinou por inocentar Humberto por absoluta falta de provas.

A denúncia foi feita em 2006 pelo procurador da República no Distrito Federal, Gustavo Pessanha, que acusou o petista por corrupção e formação de quadrilha na tal ‘máfia dos vampiros’.

A representação foi fundamentada na Operação Vampiro, da Polícia Federal, que investigou o envolvimento de empresários e funcionários do Ministério da Saúde na compra superfaturada de medicamentos que atuam no processo de coagulação do sangue, os hemoderivados, desde a época do governo FHC, quando José Serra (PSDB/SP) era Ministro da Saúde.

Segundo a advogada, o MP pediu a absolvição porque até mesmo “testemunhas de acusação acabaram elogiando a postura, a conduta e honestidade do ministro”. “O MP, que é o titular da ação penal, não teve outra saída se não pedir a absolvição, reconhecendo, ele próprio, que a denúncia é improcedente”, disse.

Em 2006, em plena campanha para o governo do estado, Humberto disse, em nota, que estranhava o fato de a denúncia ter sido feita tão próximo ao dia da eleição (era a semana do 1º turno). Para ele, tudo reforçava a tese de que existia um complô contra a sua candidatura e contra a reeleição de Lula a presidente da República.

Na nota, Humberto acusava o procurador de usar “dois pesos e duas medidas” no caso. Disse ainda estranhar o fato de Pessanha não ter levado em conta as denúncias de participação na ‘máfia dos vampiros’ de pessoas ligadas ao ex- governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), como o ex-secretário de Saúde, Guilherme Robalinho. Leia mais aqui.

8 Comentários:

Valdirio Guerra disse...

MPF desmente a revista Isto É

Por meio da assessoria do Ministério Público Federal, de Minas Gerais, o procurador Patrick Salgado Martins afirma que os fatos narrados pela revista IstoÉ "estão fora de contexto". O coordenador da campanha de Dilma Rousseff e ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), não foi denunciado no caso do mensalão.

Segundo o MPF, o procurador ressalta que os denunciados - Glauco Diniz Duarte e Alexandre Vianna de Aguilar - "cederam uma conta aberta por eles no exterior para o esquema do mensalão. Ou seja, eles fizeram parte do esquema. A ligação deles com Pimentel é a de que eles foram os empresários que venceram a licitação da Olho Vivo".


Veja também:
» IstoÉ: O roteiro final do mensalão
» Pimentel teria atuado no mensalão do PT, diz revista
» Siga Bob Fernandes no twitter

O procurador acrescenta: "Não há nenhuma prova ligando (Fernando) Pimentel ao mensalão. Obviamente, por essa razão, ele não foi denunciado. Se houvesse alguma prova, isso teria acontecido."

O MPF avisa que não vai se pronunciar sobre qualquer outro fato porque o processo encontra-se em segredo de justiça.

A revista IstoÉ que chegou nesta sexta-feira às bancas trouxe uma reportagem sobre o relatório final do que chama de "Mensalão do PT", com 50 depoimentos colhidos pela Justiça Federal. Na interpretação da revista, "ele (Fernando Pimentel) é apontado como um dos operadores da remessa ilegal de recursos para o Exterior, depois usados para pagamentos de dívidas do PT com o publicitário Duda Mendonça".

Terra Magazine

Leonardo disse...

Oi pessoal,

Vale a pena vocês colocarem no blog a notícia que acaba de sair no site do Terra sobre a "denúncia" da Isto É desta semana. O MPF acabou de afirmar que não nenhuma prova que ligue o Pimentel ao mensalão e que as afirmações da revista estão fora de contexto...

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Pessoal, fora do assunto mais é serio,
Por falar em PIG, querem uma novidade de causar vomito neste link http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/a-escola-roberto-marinho/,
o Pig esta formando exercito de crianças e como sempre com o dinheiro publico, temos que fazer uma campanha seria para mudar este quadro e é urgente.

BlogBodega disse...

Depois de mais um assassinato de reputação, a absolvição. Sou testemunha da campanha vil e sórdida, efetuada pela sórdida aliança fecal do Senhor Jarbas, BIU Guerra e DEMOS, junto com o mau-caratismo de certos colunistas e jornalistas de esgoto. Vamos reparar agora em 2010 a injustiça cometida contra o Ex-ministro Humberto Costa. Cabeça erguida companheiro.

BlogBodega disse...

Depois de mais um assassinato de reputação, a absolvição. Sou testemunha da campanha vil e sórdida, efetuada pela sórdida aliança fecal do Senhor Jarbas, BIU Guerra e DEMOS, junto com o mau-caratismo de certos colunistas e jornalistas de esgoto. Vamos reparar agora em 2010 a injustiça cometida contra o Ex-ministro Humberto Costa. Cabeça erguida companheiro.

Zeh Widmark - Recife

Anônimo disse...

Reforçando o que disse o Bodega Xafariz, lembro que um dos mais virulentos colunistas que pré-condenaram o Humberto Costa foi o sr. Ricardo Delgado Noblá-blá-blá.

José Lopes disse...

Eu fiquei com muita pena do Humberto. Perdeu uma eleição que já estava ganha por conta dessas calúnias. E agora, não vai pedir indenização porque? E agora PIG? Não vi um noticiário comentando o fato. Como alguém já disse: - Na mídia o desmentido nunca é igual ao mentido.

Anônimo disse...

Pago para ver o PIG dar o mesmo destaque a absolvição do Costa pelo MP que deu as falsas acusçaões. É preciso ensinar as pessoas a interpretar o PIg, para não caírem nas mentiras diárias. Como diria um dos próprios ícones dessa imprensa de esgoto; Nosso jornalismo é uma verrrrgonha!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração