Pages

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Manipulação no Jornal Nacional


No Twitter:"O JN de hoje se superou: bateram no Lula, em Chávez, no MST e isentaram o Serra dos alagamentos. Deve ser o crescimento da Dilma sobre Serra" @AdrianoRima

No email do blog

Não é querendo dar destaque ao PIG. Mas é difícil ver mentiras e manipulações na TV e ficar calado, sem pelo menos soltar o verbo em algum lugar.

Na edição de hoje do JN, eles mostraram como esconder a lambança administrativa em SP. E como tentam de qualquer modo depreciar o governo Lula.

Em duas "reporcagens" tentam detonar as relações internacionais e incriminar o presidente Lula de não seguir as prerrogativas do do poder Legislativo e do TCU.

A primeira, chega a defender o papel do Brasil no caso de Honduras (que antes falavam em desorientação da diplomacia nacional) em detrimento a relação com a Venezuela. Nesta reportagem, praticamente cobram do governo um posicionamento em relação a tal "crise na venezuela". Convidam até dois diplomatas (provavelmete do PIG) para falar da tal ambiguidade.

A segunda é mais nefasta ainda, chega a chama Lula de ditador ao dizer que o presidente passou por cima do Legislativo e do TCU para manter obras embargadas no ano de 2009.

Para mim essas duas "reporcagens" tem uma mensagem sublimiar, taxar o presidente Lula de Golpista.
Ao afirmar que o governo do presidente Lula não emite opinião sobre um estado revolucionário (tal crise Venezuela) e caracterizar o chefe administrativo da nação (Lula) de não seguir as leis democráticas (revogando decretos do poder judiciário e dominando o poder Legislativo, segudo eles).

Enquanto SP some embaixo de água, eles criam crises para retirar a atenção da falta de governo no estado de SP.

Cuidado com o PIG...eles não brincam...Antonio Fernando

Agora, é a sua vez de contar o que achou do Jornal Nacional dessa noite

29 Comentários:

Anônimo disse...

Todo mundo sentiu a manipulação, eles acham que somos burros. Foi vergonhoso agora cabe ao governo, desmentir tudo num pronunciamento do presidente Lula.
Não dá para ficar parado diante dessa manipulação descarada.

Anônimo disse...

até eu que não sou petista percebi que foi manipulação pura.... será que existem trouxas que ainda acreditam na Globo?...

Anônimo disse...

Penso em trocar de canal...Mas sei que preciso ver para poder argumentar e sempre venho a este site para ter mais argumentos. Parabéns Helena, o site é excelente. Vinícius vitoi

Anônimo disse...

eles podem fazer o que quiserem, mas o vamos levar essa.

Lea disse...

Helena: Me responda uma coisa.
O William Bonner tem Twitter,não tem como mandar uns readinhos p/ ele?????.
Eu não tenho twitter. Mas quem tem. Ele costuma responder.

Anônimo disse...

Gente, cadê a pesquisa Vox Populi???? Eu quero ver a Dilma na frente do Nosferatu, mas o PIG não deixa!!! Que saco!!!

Anônimo disse...

O pior é que amanhã no Bom(??) Dia Brasil, tudo isto será repetido a exaustão e ainda, sob o patrocínio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios. Quer dizer, o governo está pagando à Globo para eles desancarem o próprio Governo!! Não dá para entender.

Leonel disse...

Eu não assisto faz tempo, pois no JN tem notícias e pouca informação, é mais um panfleto eletrônico defendendo os interesses das grandes corporações. A globo defende muito bem são dos interesses do Bradesco, Exxon-oil, Camargo Corrêa, Banco Itaú, Ambeb(propaganda da Skol, passa o dia todo), Casas Bahia e indiretamente mas com muito afinco, DEM E PSDB.

Emanuel Augusto disse...

Realmente, VERGONHOSO!! Fazia muito tempo que não via o JN (não perco nada, somente meu tempo). Coisa desbragada, comentei com meus pais que estavam na sala e me retirei.

Ferrabraz disse...

São as pesquisas, onde o Noferastu caiu e eles escondem.
Cá entre nós a credibilidade do JN acabou faz tempo.
Deixemos eles falarem.
Ninguém bate em cachorro morto.
Em SP já "odeiam" Serra e Kassab por causa das enchentes impregnadas de esgoto.
Mais uns dias e Kassab aparecerá no JN como CULPADO oficial.
Verão !

Anônimo disse...

Assisti e fiquei assustado. Se prepare Lula e Dilma,vem chumbo grosso por aí.

Joaquim disse...

Eles(o PIG)querem,esperam, desejam,quase que imploram desesperadamente uma atitude,uma resposta oficial mais agressiva do Presidente. Este é o jogo; uma única oportunidade para colar um "selo" CHAVES II no Presidente Lula e consequentemente em Dilma Roussef. Vamos ver o tamanho do desespero quando em Davos o cara for agraciado e reconhecido mais uma vez e eles terão de engolir sem fazer cara feia.

V disse...

JN? Ainda existe? Aqui em casa os Marinhos não vomitam mais lixo.

Anônimo disse...

Outro dia eu perguntei a minha irmã: Você ainda assite este lixo do jornal Nacional? E ela me respondeu: infelizmente não consigo sintonizar a Record. Chameu um amigo que mexe com isso e em pauco tempo ele deixou o aparelho dela sitonizando varios canais.
Agora ela não para de me agradecer. Eu já não sabia o que fazer porque eu não suporto o SBT muito menos a Band e a rede tv que mais parece funcionário do Zé Pedágio. Então só me restava a tv globo. Agora não.

senador botox disse...

O que o Alvaro Dias, com aquela cara cheia de botox e maquiado estava fazendo do JN?
Estava dando uma forcinha para o VAMPIRÃO.
Ele está dando uma força para o VAMPIRÂO, pqe ele tanto qto o VAMPIRÃO, gostam de bater em professores. soltar a cavalaria em alunos e professores
Que moral esse sujeito tem para cobrar alguma coisa de alguém. Até o irmão, ele está passando pra trás.

Vejam como Alvaro Dias tratou os professors qdo foi governador. 30/8/88.

http://www.youtube.com/watch?v=uyks-1v3Ang&NR=1

Anônimo disse...

Eu ouvi a chamada do JN,imaginei o que viria...o PIG está usando toda munição pra reverter a tendência da vitória da Dilma na sucessão. Aqui em Campinas os profesores, funcionários públicos, os operários, pessoas que pensam e que têm sensibilidade não querem nem saber dessa tucanada mentirosa e dessa mídia que trabalha pra fazer o Brasil retroceder. DILMA 2010, vamos unir toda nossa força!!!!

Zé Augusto disse...

A manipulação foi tamanha que o trecho em que Lula fala que a Venezuela é uma democracia, é uma montagem de 2007 (estava com uma legenda pequenininha, e o narrador falou em declarações anteriores, mas a montagem foi ardilosa).

Onde já se viu um notíciário do dia colocar uma declaração de 2007 como se estivesse comentando a notícia de hoje?

Não que a opinião do presidente tenha mudado, porque Chavez foi eleito, e tudo que foi aprovado lá teve plebiscito, mas o contexto da declaração não tem nada a ver com os acontecimentos atuais.

pegalez disse...

Cadê o Gilmar Dantas?
Cadê o sócio de DD presidente do STF?
Hoje no JN e no JG mostram a espetacularização do uso de algemas nos membros do MST.
Quando a polícia prende o mega ladrão DD, ele ficou indignado com o uso das algemas, e agora?
Justiça de duas caras, de lado marcado.Isso é justiça?.
A chamada do JG com relação à Honduras:
"O presidente Manoel Zelaya deixa Honduras hoje, já vai tarde."
É mole ou quer mais? Esses reacionários apoiadores de ditaduras e golpes de estado não podem ter esse direito.

johenri disse...

Olha, pessoal, o que me revolta nisso tudo é que sempre tem gente do governo dando entrevista para esta merda que se Organizações Globo. Gente pesada do governo que poderia, por exemplo, alegar falta de agenda, enrolar etc...

Mas não, vão lá como cachorrinho que apanha, toma chute e chega perto com o rabo abanando...
Então, essa imprensa PIG sabe que pode "cagar e andar" para este governo que nada lhe acontece.
O PT? há tempo está natimorto...
de vez em quando ressuscitam para defendero governo.

Friendos: não será fácil eleger a Dilma não! É possivel sim. E vou pra luta como sempre fiz.

Mas será uma batalha sangrenta. A mídia já se declarou a favor do PSDB há tempo. E não adianta esconder: 70% dela (a que domina o país) é a favor do Serra.
Eles filtram, mentem, debocham,caluniam, escondem, forjam .. etc

E nada acontece...o PT não protesta, a comunicação do governo é lenta. O Franklin é um homem de TV, de comunicação, sabe muito... Mas poderia ser mais efusivo na defesa do LULA, não?

Virgílio disse...

Há muito tempo não assistia o JN para evitar a dose diária de contrariedade. Não me faz falta. Aliás, praticamente deixei de assistir o jornalismo na TV pois na Globo News e mesmo na Band News o tom é o mesmo ou muito parecido. Por estar de repouso de uma cirurgia, tive o desprazer de assitir a edição de ontem do JN. E fiquei chocado com o que vi. Realmente uma edição claramente anti LULA. Nunca vi algo assim. Além das duas reporcagens sobre Honduras, Venezuela e sobre as obras/orçamento, ainda teve os dados do superávit que caiu em 2009, algo apresentado como negativo, sem qualquer referência que esta foi uma política acertada do governo para lidar com a crise e que fez com que o Brasil a superasse de forma tão rápida. E ainda teve a matéria do MST. No dia anterior já colocara o nome do PT no problema. O pessoal do PT foi apresentado como ladrões e interceptadores de equipamentos roubados na Cutrale. Nenhum direito de ouvirmos o outro lado, evidentemente. A raiva foi tão intensa que desliguei a TV depois destas três ´notícias´ alikameanas! Não existe mesmo nenhum compromisso com a verdade e com a informação. A Globo passou a ser um claro instrumento partidário e político a serviço da direita.
A cobertura da situação de São Paulo é também de uma blindagem a Serra impressionante. Lá o problema é só a quantidade de chuva e dos pobres que não sabem onde devem morar, não coletam lixo etc. Teve um especialista mostrando isto em uma zona de São Paulo. Responsabilidade pública.. nenhuma! Falta de planejamento... erro de prioridades nos investimentos... nada! Mas não é este o tom da cobertura das mesmas enxentes no Rio de Janeiro. As entrevistas com populares são completamente diferentes.
Não há outra alternativa por enquanto que não deixar de assitir este poço de desinformação e de manipulação da opinião pública. Que o ibope do JN continue caindo cada vez mais!!!

Any disse...

OK,todos vimos e nos indignamos mais uma vez,e aí? Não é possível isso gente.Será que não tem NINGUÉM pra nos representar?
Sério mesmo,isso passou dos limites,me deu asco no final mas como sempre a sensação de impotencia foi maior.Cade o PT? Cade o governo e seus porta vozes? De que adianta ficar aqui e em outros ciclos fechados reclamando pela enézimavez? Desanima viu...

Erevir++ disse...

Os editores sem-vergonha do JN surtaram de vez. Ou então têm pesquisas na mão mostrando que ainda existe gente inocente ou ignorante bastante para acreditar nessas reporcagenzinhas manipuladoras e indecorosas. É a damocarcia... ou melhor... o lado obscuro da democracia. Que a força esteja conosco em 2010. Dilma Presidente!

legenda disse...

Tenho uns 3 meses que não vejo este JN, porém ontem cheguei cedo em casa. E pude observar tanta manipulação desse JN. fiquei realmente envergonhado. Não dar mais para assistir esta merda de JN. Bem tem feito Chavez em censurar estas televisões que tanto emporcalha na Venezuela.

Helena™ disse...

Quero fazer um pedido para os leitores que comentam.

Antes de comentar, clique no quadro abaixo e selecione a opção nome e URL. Coloque seu nome, dê um ok e depois comentem. Eu gosto de saber o nome de vocês, ok?

Leia, seria interessante você criar um Twitter. O do Bonner é: @realwbonner

Diego R.O. disse...

Pior foi hoje no "Bom dia Brasil" eles querendo retomar o assunto MST e jogar a culpa no PT, sem nem citar o problema de MST (Muitos soterramentos e transbordos) que vem ocorrendo em SP em virtude da (des)administração PSDB/DEMo.

Panambi disse...

Sugestão: parem de assitir a Globo!!!!!! Garanto que não faz nenhuma falta.

Cesario disse...

Caros Amigos do Presidente Lula,

É revoltante a manipulação da grande imprensa. O mínimo que podemos fazer é encher a caixa da "Central de Atendimento ao Telespectador - CAT" da rede globo com a nossa manifestação de indignação. Eis o link http://falecomaredeglobo.globo.com/
Eu fiz.
"Prezados jornalistas,

Volto a manifestar-me, novamente, face à linha editorial do jornalismo veiculado pela Rede Globo - Bom dia Brasil, JN, JG - claramente com viés partidário em prol da direita deste país. Onde está a neutralidade e isenção que deve nortear os órgãos ditos de informação? Vocês não percebem que o cidadão brasileiro está cansado deste jornalismo dissimulado?
Todo o noticiário – econômico político – é apresentado de forma a induzir o telespectador a incriminar o governo atual pela omissão, nos casos em que é participativo; pela inépcia, nos casos em que é perspicaz. Ora, faça-me o favor!
Por que vocês dão tanto destaques positivos às ações da justiça/polícia, quando esta se faz presente para coagir e reprimir as classes sociais mais carentes da população? Ao mesmo tempo, fazem vistas grossas e se omitem, quando a justiça/polícia deveria atuar contra os figurões de colarinho branco? Cadê a figura do banqueiro bandido e condenado – Daniel Dantas – que tanta audiência poderia lhes trazer? Quero ver pautado em suas edições reportagens a respeito dos diretores da Camargo Correa em pilhagens ao patrimônio da nação.
Fico imaginando suas “chamadas” no noticiário, caso a cidade e o Estado de São Paulo fosse governado pela base de sustentação do atual governo, em função do atual descalabro por que passa a população humilde daquela região. Só que os queridinhos de vocês – Serra/Kassab – são imunes às críticas, visando preservação de sua imagem de “competente”.
Prezados, com o advento da internet, vocês viram diminuídas as chances de manipulação da informação. Prova disto é a queda de audiência que vocês vêm sofrendo a cada dia. Pensem nisto enquanto é tempo, pois amanhã poderá ser muito tarde!!!
PS – Gostaria que vocês dessem destaque isonômico à senadora Kátia Abreu, notória grileira segundo reportagens da Carta Capital, assim como fazem com o MST."

Anônimo disse...

o governo tem o blog do planalto para desmentir o pig....como ja o fez!!!

Gilberto Silva disse...

Uma coisa é criticar a manipulação que há na Rede Globo, mas outra é defender o MST e o Hugo Chavez.

MST: alguém ainda cha que a forma que o MST atua vai levar a algum lugar? A truculência é necessária? A violência é necessária? Não há mais espaço para atitudes desta forma. Apenas fazem o apelo do MST ir para abaixo do chão.

Hugo chavez: Totalitarismo é revolução? Autoritarismo é revolução? Censura é revolução? Não deve ser apoiado de forma alguma. O presidente não se manifesta por questões políticas, mas garanto-lhes que não concorda.

Abraços,
Gilberto Silva

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração