Pages

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Propagar boatos realimenta bombas no Google

O Google é um robô. Programado por seres humanos, mas é um robô.

A grosso modo, quanto mais páginas na Internet ele encontra sobre um assunto associado à uma pessoa, mais ele vai associar as palavras na busca às pessoas.

Na prática é como se robô acreditasse em boatos. Quanto mais repetidos os boatos, mais o robô "acredita".

Por isso é importante NÃO ficar repetindo o boato que recebe.

Quanto mais cada um repete em um comentário, em um blog, em um boletim de notícias, mais o robô do Google vai dar importância ao boato.

O objetivo de quem lança o boato é esse: todos começam a repetir e comentar (mesmo que contestando), e com isso ganha o mundo, e com uma importância que jamais teria.

Por isso, boatos espalhados em listas de email, é melhor simplesmente desconsiderar, do que propagar. Quanto mais se escreve a respeito, mais o robô pega, e mais propaga.

Só vale a pena discutir coisas que começam a ganhar ares de sério.

BOMBA GOOGLE

Recentemente há o episódio da "bomba Google" onde a busca pela palavra "mentiroso" mostra em primeiro lugar uma página com a biografia do Presidente Lula.

Isso é produto de vandalismo, não é nem panfletagem política eletrônica. É pura molecagem. Ninguém leva isso a sério, e por isso não tem consequências práticas.

Fazer política chamando os outros de "feio, bobo e malvado" nunca leva a lugar nenhum.

YAHOO FUNCIONA MELHOR DO QUE O GOOGLE

O Google tem como princípio não interferir de forma humana no mecanismo de busca para alterar resultados. Considera que, mesmo quando há vandalismo como estas bombas, é reflexo da realidade social da internet, e não cabe censurar relações sociais, segundo eles.

Na minha opinião, melhor seria criar grupos de usuários para fazer auto-regulamentação, julgar e interferir em casos excepcionais como as bombas.

A busca por uma única palavra que seja adjetivo, como "mentiroso", deve, em primeiro lugar, ir para um dicionário com seu significado, o concorrente Yahoo, faz assim.

É o mais lógico, e é isso que a grande maioria de usuários do Google teria expectativa de obter como resposta ao digitar a palavra "mentiroso".

Na wikipédia explica como se faz tal bomba, e qualquer um pode também fazer uma com José Serra, Aécio Neves, ou outro.

Mas será que funciona chamar José Serra de "feio, bobo e malvado"? Acho que não. Melhor cuidar de circular informação inteligente e verdadeira.

Deixa a molecada demo-tucana fazerem política do jeito que sabem na base de chamar os outros de "feio, bobo e malvado". É por isso que a cada eleição encolhem.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração