Na manhã do dia 21/11/2009 os jornais noticiaram o crescimento alarmante da criminalidade em São Paulo, com roubos seguido de morte crescendo 133% na região do Tatuapé e da Mooca, e aumentaram assutadoramente também nas demais reiões da cidade: dobraram na Zona Norte, subiram 80% na zona Centro, e subiram 75% na Zona Sul.
De noite, o Jornal Nacional levou ao ar a notícia "SP é capital onde jovens estão menos expostos à violência".
Mas a notícia do JN contém uma mentira: Rio Branco (AC) é a capital onde jovens estão menos expostos à violência, seguida de Porto Alegre e Fortaleza. São Paulo aparece atrás destas capitais. Basta conferir:
Com isso o Jornal Nacional acabou livrando José Serra de uma notícia desgastante, para inventar uma notícia falsa que lhe favorece, num assunto espinhoso para o governo tucano de São Paulo: Segurança Pública.
O telejornal refere-se a uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Ministério da Justiça em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O resultado aparece no gráfico da página 63 (figura acima) e na tabela 19, na página 90 (numeração das páginas conforme rolagem do aquivo em PDF).
A íntegra do relatório do Ministério da Justiça pode ser conferido aqui. (arquivo PDF 4.0MB).
A pesquisa foi realizada entre junho e julho de 2009.
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração