Pages

sábado, 12 de setembro de 2009

Ele quer aparecer


O deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), aquele que foi presidente da CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas, anunciou nesta sexta-feira (11), que vai começar a recolher assinaturas para a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as recentes compras de equipamentos militares, fechadas pelo Presidente Lula com o presidente francês, Nicolas Sarkozy. O parlamentar afirmou querer saber quem são os brokers (intermediários) da operação e pretende apurar se um integrante do Ministério da Defesa ficou hospedado na casa de um dos fornecedores do armamento, durante visita à França. Essas são, de acordo com o deputado - informações que têm chegado a seu gabinete e cuja veracidade pretende checar.

Seu Itagiba, corrupto de primeira linha, não precisa se dar ao trabalho e muito menos gastar dinheiro público com CPI. Basta conversar com;o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), o líder do PT, Candido Vacarezza (SP), o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), o presidente da Frente Parlamentar de Defesa Nacional, Raul Jungmann (PPS-PE), a vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG), e os deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Carlos Zarattini (PT-SP) e o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP)

Eles foram convidados pelo Instituto de Altos Estudos de Defesa Nacional, em nome do governo da França, para participar das comemorações da festa nacional da Queda da Bastilha, em 14 de julho, e discutir a parceria militar com o Brasil.Segundo os próprios deputados, todas as despesas de viagem e hospedagem foram pagas pelos anfitriões. Eles ficaram hospedados no requintado hotel Lutetia, no turístico bairro de Saint Germain de Près, com diárias que vão de 192 a 535..

Além das reuniões com representantes do Legislativo e Executivo, os deputados brasileiros também participaram de uma apresentação sobre o Rafale na sede da Dassault, empresa que fabrica os caças.

Os parlamentares viajaram a convite de empresas e instituições estrangeiras com interesses comerciais no Brasil. O lobby internacional não é novidade no Congresso, mas se intensificou com o crescimento da importância do país no cenário mundial.

"Temer admitiu que houve um lobby “saudável e elegante, porque é um interesse de ambas as partes”. “Estão, na verdade, tentando nos sensibilizar. Esse convite foi um pouco para isso”, afirmou o presidente da Câmara.

Até Jungmann, oposição raivosa do Presidente Lula disse que: "a parceria com a França na aérea de defesa é importante para o Brasi"
"É a possibilidade de acessar uma tecnologia de primeiro mundo, o que os americanos não fazem. Eles não liberam o código fonte, não liberam a plataforma, não aceitam o processo de desenvolvimento."

Jungmann também confirmou que houve diversas discussões específicas sobre o Rafale. "Eles [franceses] sabem que nós não temos nenhum poder de decisão. Mas evidentemente que querem mostrar que, ao lado do produto Rafale, a França está oferecendo tecnologia."

A ação dos deputados em relação às compras militares está ligada ao fato de que o dinheiro para isso sairia do Orçamento da União, que precisa ser aprovado no Congresso.

Os deputados e senadores não terão influência direta na decisão de quais aviões serão comprados, mas serão eles que votarão o orçamento para a compra dos equipamentos.

Viagem a Genebra

O deputado Itagiba, quer mostrar serviço, pensando em se reeleger. Porém, nada falou sobre, viagem à Genebra, do deputado Albano Franco (PSDB-ES) e os senadores Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Cesar Borges (PR-BA), que participaram de dois dias de seminários na sede da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI). A organização faz lobby para tentar convencer o Brasil a assinar o Protocolo de Madri – o acordo permite que o registro de uma marca em um país seja válido em todos os demais.


Quem viajou

Veja o nome dos parlamemtares que viajaram em julho para fora do país a convite de empresas ou governos estrangeiros:

Viajaram para a Suíça

Sérgio Guerra(PSDB-PE)

Cesar Borges (PR-BA)

Albano Franco (PSDB-ES)

Viajaram para a França

José Aníbal (PSDB-SP)

Cândido Vacarezza (PT-SP)

Ronaldo Caiado (DEM-GO)

Raul Jungmann (PPS-PE)

Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG)

Ibsen Pinheiro (PMDB-RS)

Carlos Zarattini (PT-SP)

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração