Pages

terça-feira, 7 de julho de 2009

Lula recebe prêmio por defesa da democracia


Ocorre na tarde de hoje, em Paris, o Presidente Lula e vai receber o Prêmio Félix Houphoët-Boigny, por sua luta pela democracia e pela justiça social.Justo por conta do sucesso do Bolsa Família – uma prévia do que pode ser o caminho para o Nobel da Paz, tão justo

Prêmio

O Presidente Lula receberá neste dia 7 de julho, na França, o Prêmio pela Paz Felix Houphouët-Boigny 2008. A cerimônia de entrega do prêmio da UNESCO, para a qual foram convidados diversos chefes de estado e de governo, será realizada às 14h30 na sede da Organização, em Paris.

Durante o anúncio da premiação, em maio, o membro do júri e ex-presidente de Portugal Mario Soares declarou que a decisão de homenagear o Presidente Lula considerou “suas ações em busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos, assim como sua valiosa contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias”.

Entre as autoridades convidadas para a cerimônia estão o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade; o presidente de Cabo Verde, Pedro Pires; o primeiro-ministro de Portugal, José Socrates; o secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia, Abou Diouf; o ex-presidente de Côte d’Ivoire (Costa do Marfim), Henri Konan Bédié; o presidente do júri do Prêmio pela Paz, Henry Kissinger; e o ex-presidente de Portugal, Mário Soares.

Carta da ONU

Criado em 1989, o prêmio homenageia anualmente pessoas, organizações e instituições que tenham contribuído significativamente para a promoção, a pesquisa, a preservação e a manutenção da paz em conformidade com a Carta das Nações Unidas e a Constituição da UNESCO.

Entre os nomes já agraciados com a premiação estão Nelson Mandela, Yitzhak Rabin, Shimon Peres, Yasser Arafat, rei Juan Carlos da Espanha, o presidente senegalês Abdoulaye Wade e os ex-presidentes dos EUA Jimmy Carter e da Finlândia Martti Ahtisaari. Muitos dos premiados pela UNESCO receberam, posteriormente, o Nobel da Paz.

Após o encontro, Lula e a delegação brasileira partirão para Roma, de onde seguem no dia seguinte para a região de Áquila, sede da reunião de cúpula do G8, na Itália.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração