Pages

terça-feira, 14 de julho de 2009

Cristovam responde assumindo clientelismo e coronolismo político

A assessoria do senador Cristovam Buarque respondeu à nota de nosso blog sobre o "O misterioso escritório político de Cristovam Buarque no DF", cuja íntegra está publicada abaixo.

Porém a resposta nos decepciona no que diz respeito à falta de austeridade com dinheiro público, mas muito mais decepcionante é a prática política nefasta do CLIENTELISMO em detrimento de políticas públicas, atitude típica de coronéis políticos que mantém suas bases eleitorais à custa de assistencialismo em centros de atendimentos privativos, para angariar votos.

Nossa sugestão construtiva é que o Senador feche a sangria de dinheiro público em seu escritório em Taguatinga (mesmo dentro da legalidade) e devolva ao orçamento da União estas verbas para serem aplicadas na educação, em escolas públicas.

Segue a íntegra da resposta da assessoria do Senador (em azul), seguida no final por meus comentários específicos:

Caros Amigos do Lula,

A respeito da nota publicada por vocês, “O misterioso escritório político Cristovam Buarque”, gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes:

    1. Não há nada que possa justificar a classificação de “misterioso” para o escritório político que o senador Cristovam Buarque mantém em Taguatinga. Quando ele foi inaugurado, em junho de 2007, sua inauguração foi noticiada pelos principais jornais de Brasília que, na época, nada viram de escandaloso na sua existência. Por várias vezes, ele também foi mencionado no portal e no blog do senador, uma vez que ali são exercidas diversas atividades, com o propósito de aproximar o senador da população do DF. Todas as segundas-feiras pelas manhãs, o senador Cristovam desloca-se do seu gabinete no Senado e despacha do gabinete em Taguatinga. Ressalte-se que o funcionamento do escritório de Taguatinga, e as atividades ali exercidas, são norteadas por orientação da Advocacia-Geral do Senado, em parecer pedido pelo gabinete quando da criação do escritório.
    2. Não é verdade que o eleitor não encontre o endereço do escritório político no sítio do senador. Ao final da página inicial do portal do senador (www.cristovam.org.br) constam – e sempre constaram – os endereços do gabinete no Senado (Praça dos Três Poderes, Ala da Biblioteca, Gabinete 5) e do Escritório Político (QND 7 casa 40 – Taguatinga Norte). O que vocês mostraram foi uma seção no site (Fale com Cristovam) onde, de fato, o endereço do escritório de Taguatinga não consta.
    3. O escritório de Taguatinga foi idealizado para apoiar a ação política de Cristovam não só no Distrito Federal, mas nacionalmente. Ali, são atendidas demandas específicas relacionadas especialmente à causa principal do mandato de Cristovam: a educação pública igual de qualidade para todos. E é ali, portanto, que se concentram principalmente as atividades do Movimento Educacionista, um movimento criado por Cristovam, que tem a finalidade de propagar a bandeira da educação pelo país e que já conta com cerca de 700 adeptos, espalhados por 82 núcleos de base no Brasil e um nos Estados Unidos. No escritório de Taguatinga, são ministrados cursos de formação política e cidadania, locais e de ensino à distância.
    4. Como mais uma prova de que nada de secreto ali acontece, o escritório de Taguatinga é o endereço do “Fale Conosco” do site do Movimento Educacionista. O site do Movimento Educacionista pode ser acessado a partir do portal do senador Cristovam. Ou pelo seu próprio endereço: www.educacionista.org.br.
    5. O senador Cristovam Buarque foi o primeiro senador a disponibilizar em seu próprio site a prestação de contas das suas despesas como senador. Faz isso desde 2007. Ali, pode-se encontrar claramente a informação de pagamento do aluguel do imóvel, ao sr. Honorato da Silva Soares Neto. Mais uma demonstração de que não há nada de “secreto” envolvendo o escritório.
    6. A ilação de que possa haver algum tipo de dolo no fato de o sr. Honorato ser funcionário do Senado é descabida. E precisa ser provada por quem faz a acusação. Cristovam alugou a casa em 2007 a partir de um anúncio publicado no jornal. O fato de o sr. Honorato trabalhar no Senado é mera coincidência. Quem suspeita que diga claramente qual é a suspeita, e que benefício poderia haver do fato de Cristovam ter alugado a casa do sr. Honorato, e não de alguma outra pessoa.

O presidente Lula tem bons e maus amigos. Entre alguns daqueles que hoje se dizem amigo dele há políticos que respondem a graves denúncias de corrupção, há outros que já precisaram renunciar aos seus mandatos para não serem cassados. E há até um presidente que sofreu processo de impeachment. E o presidente Lula tem algumas vezes saído em defesa de muitos deles.

Há também outros amigos do presidente, parlamentares de Brasília, que também têm seus escritórios políticos. Caso do deputado Geraldo Magela, do PT, o mesmo partido do presidente Lula e da maioria dos seus amigos, que mantém um escritório político na W3 Sul, na quadra 505, Bloco A, loja 27. Ou do deputado distrital Cabo Patrício, na Quadra 3, conjunto F, casa 7, do Setor Sul do Gama. Uma curiosidade que os “Amigos do Presidente Lula” não noticiaram: no dia 9 de maio, Magela encontrou-se com Agnelo Queiroz e o Cabo Patrício nesse endereço, para discutir a “conjuntura política” do DF. Está no site de Magela, “amigos do Lula”, podem acessá-lo e conferir. Da mesma forma que Cristovam, os escritórios políticos desses “amigos do presidente Lula” nada têm de misteriosos.

Certos de que os “amigos” do presidente Lula que administram esse blog estão entre os corretos e sinceros admiradores do presidente que primam pela correção política e sabem quem são os verdadeiros inimigos deste país, pedimos a publicação desta carta, com as devidas correções da informação errada anteriormente publicada por vocês.

Atenciosamente,
Rudolfo Lago
Assessor de imprensa do senador Cristovam Buarque

----x-x-x----

Comentário meu, com críticas políticas e construtivas:

1) A maior decepção foi ler a explicação de que o escritório político é usado para atender demandas específicas à causa da educação pública de igual qualidade para todos.

O Senador já tem seu mandato e gabinete para isso. O que está fazendo é utilizar-se da prerrogativa legal de gastar um dinheiro público, via orçamento da União (que deveria estar sendo aplicado em uma escola pública), para promoção de seu mandato.

2) A segunda maior decepção foi vê-lo defendendo que não há ilegalidade. Não se trata de ser ilegal. Se trata de defender a legalidade, e usufruir dentro da lei da condenável prática do coronelismo político, de tratar gabinetes como se fosse um empreendimento, parte da máquina de produzir votos, e de gastar todas as verbas que a lei permite, independente da real necessidade, mesmo que seja supérfluo.

3) A terceira maior decepção foi vê-lo se justificar, atacando outros políticos, sejam do PT, sejam de outros partidos, por fazerem o mesmo. O erro de uns não justifica o dos outros.

Somos contra qualquer escritório político com verba indenizatória de parlamentares do Distrito Federal, sejam de que partido for, e acreditamos que a grande maioria da população pensa o mesmo.

Radicalizando, somos contra escritórios políticos com dinheiro público até mesmo nos estados de origem, fora do DF. Os partidos tem sede, tem fundo partidário com dinheiro público para mantê-las. Os parlamentares deveriam atender nas sedes dos partidos, utilizando-se de salas de reunião.

Isso é o cúmulo da despolitização. Afastar o povo do próprio Congresso e dos Partidos, através do culto à personalidade política individual.

Para o Senador se aproximar do povo, ele deve ir onde o povo está, e não abrir escritórios de atendimento. Deve visitar ESCOLAS, movimentos sociais, promover a organização da sociedade, promover reuniões em comunidades, caravanas, encontros em associações.

É um grave erro o Senador deixar vazio seu gabinete no Senado nas manhãs de segunda-feira, em vez de atender suas bases, ali mesmo.

Ainda que involuntariamente, é uma atitude de exclusão social, manter lideranças de comunidades carentes longe dos tapetes felpudos do Congresso Nacional.

4) Também soa indevida a explicação de que o escritório em Taguatinga visa apoiar a ação política nacionalmente. Qualquer um de fora do Distrito Federal, que queira procurar o Senador para tratar de assuntos públicos, o procurará no Congresso Nacional, e não no escritório de Taguatinga.

5) O alegado Movimento Educacionista, nunca deveria ser atrelado ao mandato de Senador, e muito menos depender de recursos financeiros do mandato, em nossa concepção.

Se o movimento é importante, ele deve existir independente do mandato continuar ou não. A noção de que organizações privadas e serviços de interesse público estejam vinculados à estrutura e gabinete de um mandato popular, principalmente no que diz respeito ao apoio material e financeiro, resvala na perigosa fronteira do favorecimento em troca de votos.

Ainda que a intenção não seja essa, o eleitor assistido acaba tendo essa percepção.

6) O escritório continua misterioso para o cidadão comum, que não é correligionário do Senador, e que, eventualmente, queira recorrer à seu mandatário.

Ao entrar na página oficial do Senado Federal, localiza-se o Senador na relação de senadores e clica-se na "página pessoal". Este link direciona para o endereço http://www.cristovam.com.br e não para http://www.cristovam.org.br (a diferença está no .com e no .org).

Na página redirecionada (.com.br) não consta o endereço do escritório político em nenhum lugar.

Está havendo grave erro de comunicação do Senador com a população e não da população com o Senador.

Webmasters e Webdesigners recomendam que informações de contato devem ser claras e diretas, aparecendo completas no local óbvio: no "fale com o Senador", mesmo que apareçam repetidas em outros locais. Informações escondidas no rodapé e em letras pequenas dificultam encontrar a informação.

Não há qualquer motivo para responder a crítica do blog, sem corrigir essa deficiência no "site" do Senador, e até o momento desta nota não foi corrigido.

7) Quanto ao dono imóvel alugado ser funcionário do Senado, não vejo razão para o nervosismo na resposta da assessoria. Nós mesmos afirmamos tratar-se de uma incrível coincidência. A assessoria deveria ficar agradecida pelo aviso da coincidência e pela oportunidade de esclarecimento, antes de qualquer ilação.

Fizemos o oposto ao que o próprio Senador muitas vezes faz, quando pré-condena de forma afoita desafetos políticos com base em ilações da imprensa, antes de qualquer apuração, antes de conceder o benefício da dúvida e presunção de inocência, dando oportunidade das pessoas atacadas exercerem seu sagrado direito de defesa.

1 Comentários:

CarlOS - Sam disse...

É MEU CARO CRISTOVAM; PARECE QUE A SUA POSTURA CÂNDIDA, DOCE, HUMILDE E ENCANTADORA DE DEFENSOR DA DEMOCRACIA, DA EDUCAÇÃO E DA FAMILIA, COMEÇA A RUIR; FICO SINCERAMENTE DESAPONTADO COM AS DENÚNCIAS DE FAVORECIMENTO AO SENHOR EM 2006 LOGO POR QUEM; FHC; DEPOIS OS FAVORECIMENTO QUE LHE FORA DADOS PELOS ATOS SECRETOS DO AGACIEL, INCLUINDO A NOMEAÇÃO DE PARENTES SEUS; VOTEI NO SENHOR AGORA EM 2010, E AINDA PEDI A MUITOS QUE IGUALMENTE VOTASSEM; CHEGUEI A FAZER REUNIÕES EM CASAS DE PARENTES EM SAMAMBAIA PARA O SENHOR, NO GAMA AQUI NO DF EM CASA DE PARENTES ONDE O SENHOR COMPARECEU LEMBRA-SE?
MAS ALGO ME DIZ QUE MEU VOTO E OS DOS AMIGOS DESTA VEZ, SERÁ PROVEITOSO APENAS PARA SEUS INTERESSES; E PROVAVELMENTE, ESTES FORAM OS ÚLTIMOS VOTOS QUE O SENHOR RECEBEU DE TODOS NÓS; PARABÉNS AOS RESPONSÁVEIS POR ESTAS DENÚNCIAS; FICA PROVADO QUE MUITO NO PODER, REALMENTE CORROMPE; DEMOCRACIA TEM DE TER ALTERNÂNCIA!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração