Pages

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Lula indica Roberto Monteiro Gurgel Santos para novo procurador-geral da República

O presidente Lula indicou o procurador Roberto Monteiro Gurgel Santos para assumir o cargo de procurador-geral da República em substituição a Antonio Fernando de Souza que deixou o cargo ontem (28).

A informação foi confirmada pelo advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli.

Para a escolha, o presidente Lula acatou o nome mais votado da lista tríplice entregue à Presidência pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Gurgel foi o mais votado com 482 votos, seguido por Wagner Gonçalves, com 429 votos, e Ela Wiecko Castilho, com 314.

Nas três últimas vezes, o Presidente também optou por escolher o primeiro da lista.

"O presidente da República faz questão de dizer que todos os nomes que foram encaminhados a ele na lista da eleição feita pelos membros da carreira de Ministério Público são todos eles habilitados, competentes e merecedores dessa indicação. Nesse sentido, recaiu a indicação para o primeiro da lista", disse Toffoli.

Para ser nomeado definitivamente, Gurgel ainda precisa ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e aprovado pela maioria absoluta da Casa.

Enquanto não tiver seu nome aprovado, Deborah Duprat, a vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal, assume interinamente a Procuradoria-Geral da República.

Gurgel é cearense, e ocupava o cargo de vice-procurador-geral da República.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração