Pages

quarta-feira, 20 de maio de 2009

No ano passado, Lula já avisava que o Brasil precisaria da UNE para defender o pré-sal



No dia 12 de agosto do ano passado (2008), o presidente Lula esteve na sede da UNE, participando de ato pela reconstrução da sede, além de lançar a Caravana da Saúde em parceria com o Ministério da Saúde.

Em mais um de seus discursos históricos, o presidente Lula anunciou a decisão de mudar a Lei de Petróleo (9.478/97) para que a riqueza da exploração do pré-sal se destinem ao povo brasileiro e não às empresas multinacionais, resolvendo de forma definitiva os problema da educação e da pobreza do país:

- "Precisamos mexer na Lei do Petróleo deste país porque não podemos abrir mão desse patrimônio a 6 mil metros de profundidade que é da União e dos 190 milhões de brasileiros. É preciso usar esse patrimônio para fazer a reparação aos pobres desse país ... precisamos aproveitar esse petróleo para transformar o Brasil em uma nação mais forte, mais soberana e muito mais dona de si" - disse o Presidente.

Relembrando a campanha do "Petróleo é Nosso", do final da década de 40 e início dos anos 50 que levou à criação da Petrobrás, naquela ocasião, Lula pediu o apoio dos estudantes e da UNE para as mudanças na Lei do Petróleo, porque o lucro do pré-sal não pode ficar "nas mãos de uma meia dúzia de companhias que acham que o petróleo é delas" - nas palavras do Presidente.

Ele advertiu, que precisaria de apoio popular e dos estudantes para o Congresso Nacional aprovar mudanças na lei.

Agora que a equipe da ministra Dilma Rousseff está terminando de elaborar proposta para enviar ao Congresso, demo-tucanos contra-atacam com a CPI da PetrobraX do PSDB.

Na época, o presidente Lula completou, no fim do discurso:

- O petróleo não é do presidente da República, não é do governador do Rio de Janeiro [que também estava no palanque], não é da Petrobras. O petróleo é do povo brasileiro.

Pois chegou a hora dos estudantes se mobilizarem para não deixar que os demo-tucanos vendam tudo.

A UNE, como entidade, já manifestou seu apoio ao ato de "abraço" à Petrobras amanhã.

É importante que todos os estudantes de todo o Brasil se engajem na defesa das riquezas nacionais, levando a mensagem aos colegas, e quem puder participar do "abraço" amanhã, que compareça.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração