O presidente Lula afirmou nesta sexta-feira que ainda está em estudos possíveis mudanças no rendimento da caderneta de poupança e voltou a garantir que os poupadores não terão prejuízos:
"É uma questão que tem de ser discutida entre o Banco Central e o ministério da Fazenda. Por enquanto não há nenhuma decisão do governo. Se o Banco Central e o Ministério da Fazenda chegarem à conclusão de que as mudanças são necessárias, o primeiro a saber será o poupador", disse.
Saques na poupança tem mais a ver com compras da linha branca
Com relação ao saldo líquido negativo da poupança pelo segundo mês seguido, o presidente afirmou que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a chamada linha branca pode ter influenciado os saques - em abril a captação ficou negativa em R$ 941,5 milhões.
"Quando o governo tomou atitude de incentivar a venda de máquinas de lavar, fogão e geladeira, pode ter influenciado a retirada da poupança", afirmou o presidente, que descartou prejuízos aos pequenos poupadores.
Segundo Lula, não existe grande poupador. "Não existe grande poupador. Grande é investidor. Posso garantir que as pessoas que têm poupança não terão prejuízo, sem mesmo saber qual a proposta que será discutida", declarou.
As especulações de economistas sobre as mudanças, giram em torno de mudar o cálculo do rendimento mensal para todo mundo (uma vez que o rendimento atual foi criado em tempos de inflação e juros altos), e outros defendem a tributação de grandes rentistas para equiparar à mesma tributação que é aplicada a quem investe em renda fixa e títulos do governo da dívida pública, mantendo isentos os pequenos poupadores.
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração