A web passará a fazer parte do dia a dia dos alunos - com o aval dos professores e no horário das aulas - em 95% das escolas públicas de ensino básico e dos polos de educação a distância (EAD), de todo o Brasil até o fim de 2010. É uma ampliação do projeto Banda Larga nas Escolas, do Ministério da Educação, para intensificar o acesso à internet.
Rede pública de ensino básico terá acesso à web em 95% das escolas até o fim de 2010
Chats, blogs, YouTube, Google, Twitter e outros espaços do mundo virtual farão parte do dia a dia dos alunos – com o aval dos professores e no horário das aulas – em 95% das escolas públicas de ensino básico e dos pólos de educação a distância (EAD) de todo o Brasil até o fim de 2010. Atento à contribuição das ferramentas on line na formação dos estudantes, o Ministério da Educação amplia o programa Banda Larga nas Escolas, a fim de garantir o acesso à internet.
Com a possibilidade de participação em videoconferências, webconferências e fóruns, além do acesso a vídeos on line, materiais virtuais, simuladores de aulas, palestras com convidados e páginas de pesquisa, busca-se incluir estudantes das áreas mais remotas, como os das escolas rurais, e aprimorar a formação de quem já estuda longe do professor.
– O suporte tecnológico contribui para atender aos requisitos de qualidade no EAD. A vantagem em relação ao ensino presencial é a flexibilidade de horário e local de estudo. Assim, temos a inclusão de pessoas distantes das regiões metropolitanas e as trabalhadoras, que conseguem compatibilizar trabalho e estudo – explica o diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenador da Universidade Aberta do Brasil, Celso Costa.
O Universidade Aberta é o sistema pelo qual o governo federal promove a educação superior a distância em parceria com instituições públicas. Além das aulas virtuais, os alunos usam a internet nos pólos, onde há laboratórios de pesquisa. A ampliação do Banda Larga nas Escolas, que beneficia esses pólos, acontece por meio de uma parceria entre o governo federal, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia, que garantirão transmissão por satélite via antena GSAC e conexão ADSL.
Sala de aula virtual
Tutora a distância e assessora em EAD da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenfe), vinculada à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), Juliana Aguiar defende as ferramentas de ensino online para diminuir a distância entre os alunos e destes em relação aos professores.
– Também permite a aproximação com especialistas de outras regiões e alunos de outros países, além da atualização do conteúdo em tempo real – lista.
Ricardo Nantes, diretor-presidente do Portal Educação, com mais de 300 cursos livres cadastrados – que vão de marketing pessoal a colorações capilares – reconhece a dificuldade de ir "a fundo" na parte prática nas aulas on line. Por outro lado, sustenta que o método se adequa aos cursos de especialização e quebra o paradigma das aulas convencionais.
– Os tutores respondem às dúvidas no prazo de 24 horas. Nesse período, o aluno se empenha em encontrar as respostas, muita vezes no próprio material de ensino, por conta própria, o que é uma solução autodidata – analisa.(JB)
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