Pages

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Nota do STF: apoio entre a vergonha e a amarelada

Uma nota de sábios juristas de um único parágrafo, de apenas 46 palavras, diz tudo: oficialmente apóia Gilmar Mendes, mas, na verdade, concede uma vitória moral ao Ministro Joaquim Barbosa.

A notícia ruim é que oficialmente a nota apóia Gilmar Mendes, quando o que se espera dos demais ministros do STF, para não se desmoralizarem junto com Gilmar, é a mesma recriminação que Joaquim Barbosa fez.

A notícia boa é que extra-oficialmente acusaram o golpe, pois as 46 palavras demonstram um apoio fraco, amarelado, envergonhado, minimizado, sussurrado, parecendo um purgante amargo que tiveram que tomar.

A nota não teve a coragem de citar o Ministro Joaquim Babosa. Não teve coragem de censurá-lo.

Capiciosa, primeiro "reafirmam a confiança e o respeito a Gilmar Mendes na sua atuação institucional como Presidente do Supremo", sem explicitar apoio à sua atuação no embate com Joaquim Barbosa, nesta tarde. Sequer explicitam apoio pessoal, apenas institucional.

Em seguida, "lamenta o episódio ocorrido nesta data", sem citar nomes, e sem lamentar pela atuação específica de um ou de outro.

Na imaginação de quem não viu, a reunião foi tensa e é provável que alguns ministros tenham recriminado também Gilmar Mendes. Depois de muito discutirem foram suprimindo frases atrás de frases que nem pudessem dar conotação de aumento de poder à Gilmar Mendes, nem condenação à Joaquim Barbosa, nem que referendasse as declarações espalhafatosas de Gilmar fora da "atuação institucional".

Seque a nota:

Quarta-feira, 22 de Abril de 2009
Nota dos ministros do STF em apoio ao presidente da Corte

NOTA

Os ministros do Supremo Tribunal Federal que subscrevem esta nota, reunidos após a Sessão Plenária de 22 de abril de 2009, reafirmam a confiança e o respeito ao Senhor Ministro Gilmar Mendes na sua atuação institucional como Presidente do Supremo, lamentando o episódio ocorrido nesta data.

Ministro Celso de Mello
Ministro Marco Aurélio
Ministro Cezar Peluso
Ministro Carlos Ayres Britto
Ministro Eros Grau
Ministro Ricardo Lewandowski
Ministra Cármen Lúcia
Ministro Menezes Direito

ATUALIZAÇÃO :

Conforme previsto aqui acima, deu no "O Globo":

Gilmar tentou convencer ministros do STF a aprovar manifesto contra Joaquim Barbosa

Carolina Brígido

BRASÍLIA - Na reunião fechada com ministros do Supremo Tribunal Federal, logo após o bate-boca no plenário da Corte, o presidente da instituição, Gilmar Mendes, tentou convencer os demais ministros a aprovar uma nota de repúdio ao comportamento de Joaquim Barbosa. Dos oito presentes na reunião, três não aceitaram a proposta: Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Ayres Britto. Segundo um dos participantes da reunião, esses ministros disseram que só aceitariam assinar nota se não houvesse menção ao nome do colega Joaquim. O texto foi negociado na tentativa de reforçar a defesa instituicional do STF na figura do presidente da Corte, sem criticar diretamente Joaquim Barbosa.


Segue abaixo todos os emails dos ministros do STF, vamos fazer todos saberem que assinamos em baixo do que o Min. Joaquim Barbosa disse:

Joaquim Barbosa é: mjbarbosa@stf.gov.br

mgilmar@stf.gov.br;
macpeluso@stf.gov.br;
mcelso@stf.gov.br;
mmarco@stf.gov.br;
ellengracie@stf.gov.br;
gabcarlosbritto@stf.gov.br;
egrau@stf.gov.br ;
gabinete-lewandowski@stf.gov.br;
clarocha@stf.gov.br;
gabmdireito@stf.gov.br

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração