-
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Lula propõe comércio direto Brasil-China sem uso do dólar
O presidente Lula encontrou-se em separado com o presidente chinês Hu Jintao, para estreitar as relações Brasil-China.
Lula disse à BBC em Londres, que propôs que o comércio entre China e Brasil passem a ser feitas em reais e yuans (a moeda chinesa):
"Eu propus para a gente começar a discutir que as trocas comerciais entre Brasil e China sejam feitas na moeda brasileira e na moeda chinesa".
"Eles vão discutir e, quem sabe, a gente tenha, no dia 19 de maio, o começo de uma boa conversa entre o nosso Banco Central e o Banco Central deles, o nosso ministro da Fazenda e o ministro da Fazenda deles."
"A vantagem é que o pequeno empresário não tem que ficar atrás de dólar para comprar, ou seja, ele faz o negócio na moeda do país. É muito mais fácil".
"Essa crise nos ensina que vamos ter que, com o tempo, começar a trocar essas moedas para que a gente não fique dependente do dólar. Essa crise demonstrou uma coisa fantástica. O país que tem a maior crise é os Estados Unidos. Mas como o dólar é a moeda universal, o dinheiro sai dos países emergentes e vai para os títulos do Tesouro americano, o que é um contra-senso."
"Precisamos criar novos mecanismos para não ficarmos tão dependentes do dólar", concluiu Lula.
O presidente Lula visitará a China em maio.
O fato foi notícia na imprensa estadunidense, como no jornal de negócios Wall Street Journal. Os EUA se preocupam com a tendência do dólar deixar de ser moeda mundial de referência, repetindo o que aconteceu com a Libra esterlina no passado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração