Pages

quinta-feira, 26 de março de 2009

Comitiva de Parlamentares dá apoio político à Protógenes

Uma comitiva pluripartidária de senadores e deputados vai procurar o ministro da Justiça, Tarso Genro (PT/RS), para discutir os termos da investigação e do inquérito policial interno que apura a conduta do delegado Protógenes Queiroz.

A decisão foi tomada em encontro no Congresso do delegado, com a presença dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Eduardo Suplicy (PT-SP) e dos deputados Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), Janete Capiberibe (PSB-AP), Ivan Valente (PSOL-SP), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Luciana Genro (PSOL-RS).

A comitiva também participará da reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônica da Câmara dos Deputados, a ser realizada na próxima quarta-feira (1º), na qual o delegado irá depor. Os parlamentares sustentam que há rumores de que Protógenes pode receber voz de prisão do presidente daquela comissão, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ).

Simon disse que voz de prisão em CPI só pode ser dada a pessoas que cometam infrações durante as atividades da comissão.
- É um absurdo, é uma provocação. Achamos muito estranho, é a operação mais séria da história deste país, que pela primeira vez envolveu um banqueiro, botou o banqueiro na cadeia - ressaltou Simon.

Simon cometeu pequenos lapsos, pois outros banqueiros também estão presos, como Cacciola e Edmar Cid Ferreira (do Banco Santos), para ficar em dois exemplos, mas não é isso que importa. Simon deveria mostrar o mesmo empenho em limpar a corrupução que assolou o governo de Yeda Crusius, a quem ele dá sustentação.

Protógenes faz bem em buscar apoio para enfrentar a bancada de Dantas na CPI.

No caso da Polícia Federal, quanto menos parlamentares quererem dar "carteirada" melhor, mas se, e somente se, Protógenes estiver tendo seus direitos violados no âmbito administrativo e jurídico, torna-se justo recorrer à interferência política.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração