Pages

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Violência fora de controle em SP: Professora assassinada quase em frente à casa de José Serra


A professora de música Rosária Albuquerque, de 37 anos, foi assassinada ontem durante um assalto na rua onde mora o governador José Serra.

Segundo o jornal "O Globo":

"... Rosária caminhava pela calçada na esquina da Rua Antônio de Gouveia Giudice, onde fica a casa do governador José Serra, com a Rua Dona Elisa de Moraes Mendes, quando foi abordada por dois homens em uma moto. Eles anunciaram o roubo e o que estava na garupa arrancou a bolsa dela.

- Ela ficou desesperada e partiu para cima do ladrão que estava em cima da moto. Eles ficaram vários segundos se empurrando e se agredindo. Aí o bandido sacou uma arma e atirou duas vezes na cabeça dela, antes de fugir com a bolsa - contou a testemunha..."

O caso poderia ser uma fatalidade e acontecer em qualquer cidade do mundo, mas o fato é que esse tipo de crime cresceu de forma assutadora em São Paulo no último ano.

TUCANOS E FOLHA MAQUIAM OS NÚMEROS, MAS VIOLÊNCIA ESTÁ FORA DE CONTROLE EM SÃO PAULO

Esse tipo de crime (latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte) aumentou 64% na capital paulista, em 2008.

Em todo o estado de São Paulo o aumento deste crime foi de 21%.

Só homícidios (outros assassinatos intencionais, que não sejam motivados por roubo, e sim por brigas, execuções, vingança, ciúmes e causas semelhantes) é que teve uma queda de 9%.

Para o trabalho policial e condenação jurídica, homicídio, latrocínio, bala perdida, encontro de cadáver com sinais de violência, faz diferença. Mas para a população, para as vítimas e seus familiares tanto faz, a tragédia de perder a vida em um assassinato é a mesma.

No entanto a Folha de São Paulo tentou dourar a pílula, diante de números tão desfavoráveis para a Segurança Pública de Serra, na edição de sábado passado (ver figura acima).

Em vez de ser honesta com seus leitores e informar que latrocínio aumentou 21% e homicídios caiu 9%, a Folha cavou os números de 9 anos atrás, para fabricar uma manchete favorável ao chefe José Serra, dizendo que homicídio caiu 66% em 9 anos.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração