Pages

domingo, 7 de dezembro de 2008

Lula no natal da Catalunha


O Presidente Lula foi uma das autoridades mundiais que inspiraram, neste ano, a confecção dos tradicionais bonecos "caganer" para a festividade de Natal da Catalunha (Espanha). Os bonecos são um símbolo de fertilidade naquela região, de tradição agrícola. A posição, de evacuação, remonta à época barroca, no século 18.

"O 'caganer' simboliza a necessidade de fertilizar a terra para ter uma boa colheita no ano seguinte", explica Jacques Deloncle, curador do museu do Castillet, em Perpignan, "capital" da Catalunha francesa. "Mas ele constitui também uma forma de irreverência que lembra a todos que os homens são iguais quando se trata da vida e das funções biológicas."

O "caganer" é, há vários anos, a vedete incontestável dos quatro mais importante mercados de Natal da Catalunha espanhola: Santa Lucia e Sagrada Família, em Barcelona, e Mercado da árvore de Natal, em Espinelves (Gérone) e Sabadell.

O retorno do personagem ocorreu há 15 anos, no ateliê de santos de Ana Maria Pla, que atualmente conta com a ajuda dos filhos Marc e Sergi Alos. Eles atualizaram o personagem com os rostos de celebridades. Há alguns anos, são vendidos 20 mil a 40 mil "caganers" nos mercados de Natal, por 8 euros a 12 euros cada

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração