Pages

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Conferência de biocombustíveis em São Paulo: em crises, enquanto uns choram, outros vendem lenços

O Brasil saiu da posição dos que choram e entra na grupo dos que "vendem lenços".

Começa hoje (17) em São Paulo a 1ª Conferência Internacional de Biocombustíveis, organizada pela Casa Civil e pelo Ministério das Relações Exteriores.

O encontro reúne chefes de Estado, autoridades públicas, comunidade científica e acadêmica, representantes da sociedade civil e de organizações não-governamentais.

O tema central dos debates é Biocombustíveis como Vetor do Desenvolvimento Sustentável. Até quarta-feira (19) outros temas serão discutidos, como segurança energética, produção e uso sustentáveis, agricultura, processamento industrial, comércio internacional, mudança do clima e futuro dos biocombustíveis.

Às 18h30, haverá sessão especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em que será apresentado parecer do Grupo de Trabalho de Bioenergia, com sugestões dos conselheiros a serem encaminhadas ao presidente Lula.

Paralelamente ao encontro, Lula abre às 13h a 1ª Exposição Internacional de Biocombustíveis.

O destaque brasileiro é a tecnologia que permite que os veículos utilizem tanto gasolina quanto álcool.

Colunistas do PIG estarão decretando o fim dos biocombustíveis, já que o petróleo baixou com a crise nos EUA e Europa. Mas não passa de falta de visão. A visão de longo prazo dessa gente costuma enxergar o horizonte de poucas semanas ou meses à frente. Foi assim com as retumbantes reportagens do JN sobre "a volta da inflação" no meio ano. E por falar em inflação, a projeção anual também caiu esta semana.

Biocombustíveis é uma realidade e continuará compondo parte da matriz energética em substituição ao petróleo, não só por questões econômicas, mas também ambientais.

Fonte: Agência Brasil

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração