Pages

domingo, 16 de novembro de 2008

Celso Amorim afirma que G20 substituiu efetivamente G8

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, afirmou neste sábado que o G20 efetivamente substitui o G8, das nações mais industrializadas do mundo, nas discussões econômicas globais.

Ele participa ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da reunião em Washington dos líderes do G20, que inclui as principais economias do mundo.

Segundo Amorim, tanto o Brasil quanto os Estados Unidos estão satisfeitos com o documento oficial do encontro.

"Ele (o documento) inclui medidas desejadas para uma supervisão (financeira) maior e os passos coordenados para estimular a economia. Ele consolida o processo do G20. Eu acho que o G20 efetivamente substituiu o G8", declarou ele.

RODADA DE DOHA É RETOMADA

De acordo com o ministro, o documento do encontro ainda determina novas discussões sobre a Rodada de Doha de liberalização comercial ainda em 2008.

"O documento inclui fortes referências sobre Doha, incluindo a determinação de que discussões oficiais sejam realizadas antes do final do ano."

Há poucos meses Miriam Leitão & Cia. tripudiaram sobre o "fracasso" da rodada de Doha, criticando o Itamaraty. Parece que terão que engolir o que disseram mais cedo do que o esperado.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração