Pages

domingo, 5 de outubro de 2008

Los Angeles Times:Lula é protagonista na América Latina

Foto que ilustra a matéria do jornal americano "Los Angeles Times".Brazil's Luiz Inacio Lula da Silva, second right, with Venezuela's Hugo Chavez, Bolivia's Evo Morales and Ecuador's Rafael Correa at the meeting in which they talked about regional integration in Manaos, Brazil.



O Presidente Lula emerge como um mediador e negociador de liderança na América do Sul e sua importância cresce na região, afirma uma reportagem de duas páginas publicada na edição deste domingo do jornal "Los Angeles Times".

"Lula navega em uma onda de popularidade e crescimento econômico e atua como um contrapeso para o líder da Venezuela, Hugo Chávez, diz o jornal.

O jornal cita a atuação do presidente na medição de conflitos recentes, como a crise na Bolívia e a escalada de tensão entre Colômbia, Venezuela e Equador.

Apesar disso, o "LA Times" afirma que a habilidade de Lula como mediador pode ser testada já que região entra em um período de incertezas provocado pela "possibilidade de uma guerra civil na Bolívia, o novo governo do Paraguai, as novas alianças da Venezuela com o Irã e Rússia e a eleição de um novo presidente nos Estados Unidos.

Chávez

A reportagem faz uma longa comparação entre o presidente brasileiro e o líder venezuelano, Hugo Chávez. Segundo o jornal, os dois "competem pelos corações e mentes dos latino-americanos contemporâneos".

Para o diário americano, no entanto, os objetivos de Lula "transcendem" a competição com Chávez com intenções como a de incluir o Brasil no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

O "LA Times" destaca que, ao contrário de Chávez, Lula tem um bom relacionamento com George W.Bush mas "desafia Washington quando os interesses do Brasil estão em jogo".

Os políticos norte-americanos, por sua vez, afirmam que Lula oferece um bem-vindo contrapeso para o discurso anti-EUA defendido por Chávez.

O jornal destaca ainda a atuação do presidente em sua relação com o líder da Venezuela. "Com Chávez, Lula dança um tango delicado: ele mantém relações cordiais com o vizinho rico em petróleo e um grande cliente dos bens e serviços brasileiros, enquanto se afasta da retórica incendiária da Venezuela", diz o diário.

Popularidade

A publicação ressalta a popularidade de Lula no Brasil e afirma que sua boa avaliação está relacionada com o crescimento econômico observado no país.

"Em uma nação conhecida por sua distribuição de renda desigual, Lula conseguiu superar o desafio de agradar tanto os emergentes quanto os mais pobres. Enquanto os ricos ficam ainda mais ricos e a classe média se expande rapidamente, Lula direcionou os gastos sociais para ajudar os menos favorecidos", diz o jornal. (Leia outras matérias relacionadas ao Presidente Lula, publicada no jornal Los Angeles Times, clicando aqui

Matéria assinada por; Chris Kraul and Patrick e J. Mcdonnell . E-mail dos jornalistas autores da matéria: chris.kraul@latimes.com e patrick.mcdonnell @latimes.com

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração