Pages

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Satiagraha sem mitos 2: A página que ninguém quer ver


Um dos 3 relatórios da operação Satiagraha vazados para a Internet é subscrito pelo delegado Protógenes Queiroz, datado de 24 de junho de 2008.

Na página 145 aparece um esquema da atuação do Grupo Opportunity (figura acima).

O relatório indica que tal ilustração faz parte do arquivo satiagraha.ppt (um "slide" de uma apresentação em power-point).

No diagrama há indícios de Crime financeiro em dois pontos:

- entre as empresas do Grupo Opportunity no Brasil e no Fundo Opportunity no paraíso Fiscal de Cayman

- na relação de investidores residentes no Brasil no mesmo Fundo em Cayman (fraude). Essa relação tinha 4 nomes conhecidos e 98 desconhecidos.

- Em maio de 2008 o INC (Instituto de criminalistica da PF) conseguiu rastrear no HD apreendido em 2004 do Opportunity, a relação destes investidores.

Se observar o diagrama há suspeitas de crimes financeiros relacionados com a Privataria e com a gestão dos fundos de pensão na época de FHC e envolvendo Governadores Tucanos.

É por isso que todos querem esconder esta página e dirigir o noticiário e as pressões políticas contra o governo atual, cuja única tentativa de envolvimento foi fracassada e estancada no dito "mensalão".

É a forma de tentar criar um escândalo para coagir o governo a conter a ação da PF.

Não tem jeito, pois o governo mesmo que quisesse, não teria como conter a PF sem ficar nas mãos de algum agente, que sabe gravar (gravações das próprias conversas é legal), sabe produzir provas.

A tese de uma "operação abafa patrocinada pelo governo" é mera tentativa de atrair gente do governo (ou petistas) para repetir o caso dos aloprados do dossiê Vedoin em 2006. Funciona assim:
- Gente da base governista, da oposição, do judiciário e do PIG fazem pressão sobre o governo para "controlar" a PF.
- Mas por trás tem uma tentativa de criar uma armadilha, usando gente da PF de facções ligadas a José Serra para fazerem gravações ou flagrante criando um novo escândalo em si, desviando o foco para o colo do governo, e esquecendo a própria operação.
- Como o governo já viu esse filme antes, jamais irá interferir na PF para não cair em uma nova armadilha, mesmo que isso traga descontentamento na base de apoio no Congresso.

Por isso o trabalho da PF precisa ser o mais técnico possível e distante da área política.

É lamentável que os CANSADOS de esquerda estejam caindo neste jogo do desvio de foco.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração