Pages

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Imprensa comemora: Dantas pode anular Satiagraha


Afinal de contas, Francisco Ambrósio do Nascimento confirmou, ou negou sua participação na Satiagraha?:Manchete do jornal Estadão: “Araponga aposentado confirma participação na Satiagraha” . Manchete do jornal Folha de S.Paulo:“Ex-agente do SNI nega grampo ilegal” .


Se não consguem derrubar o governo, desmoralizam as instituições republicanas! Mais um golpe baixo da mídia e de senadores e ministros a favor da bandidagem: Em depoimento sigiloso de mais de duas horas para os delegados Rômulo Berredo e William Morad, no sábado, dia 6, na Polícia Federal, o araponga aposentado Francisco Ambrósio do Nascimento confirmou ter participado da investigação da Operação Satiagraha, a convite do delegado Protógenes Queiroz, titular do inquérito. Servidor aposentado da Aeronáutica, Ambrósio nunca foi funcionário da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A notícia trouxe um agravante e a PF já trabalha com a hipótese de refazer a operação Satiagraha. Sendo Ambrósio aposentado, sua presença no inquérito é ilegal. Se estivesse na ativa, sua participação seria defensável, uma vez que a lei ampara a requisição de servidores por um delegado. A PF vai consultar a Justiça e o Ministério Público para evitar que os erros da primeira fase do inquérito beneficiem o grupo criminoso desbaratado na operação, que seria chefiado pelo banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity.

A nulidade do inquérito, segundo um delegado com acesso à investigação, será fatalmente requerida pelos advogados dos réus, por vício de prova. Principal suspeita de ter patrocinado o grampo contra o presidente do STF e outras autoridades, a Abin informou nesta Segunda-feira que Ambrósio não pertence a seus quadros. Disse o jornal O Estado de São paulo na edição de ontem dia 08 de setembro.


A versão apresentada hoje: Ex-agente do SNI nega grampo ilegal

O agente aposentado do SNI (Serviço Nacional de Informações) Francisco Ambrósio do Nascimento foi ouvido pela Polícia Federal no sábado e negou ser responsável por supostas escutas que, segundo a revista "IstoÉ", grampearam ilegalmente 18 senadores, 26 deputados, ministros e autoridades do Judiciário. Ele estava em um evento familiar fora de Brasília quando recebeu a convocação. Apresentou-se como uma espécie de coordenador dos agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) que participaram da Operação Satiagraha e que a atuação da agência se resumiu a cerca de oito pessoas, entre São Paulo, Rio e Brasília.

Nélio Machado, advogado de Daniel Dantas, disse que o fato de Ambrósio ter admitido sua participação na Satiagraha dá à defesa elementos suficientes para questionar a operação: "É algo que estamos estudando, mas que poderá ser feito por meio de habeas corpus, direito de petição ou questionamento da competência do juiz". Relatório parcial da Polícia Legislativa do Senado disse que o grampo da conversa entre o senador Demóstenes Torres (DEM) e o presidente do STF, Gilmar Mendes, foi feito fora da Casa. O laudo definitivo será entregue após a PF concluir o caso. É isso que diz o jornal Folha de São paulo de hoje 08 de setembro

O que diz a PF

A própria Polícia Federal confirma que um agente da agência trabalhou dentro da Diretoria de Inteligência Policial (DIP). Ele seria o contato entre os investigadores. A assessoria da PF afirma que o inquérito corre em sigilo e não seriam dadas informações sobre seu andamento.

Abin

A Agência Brasileira de Inteligência informou que Ambrósio não é funcionário da instituição. “Ex-servidor da Aeronáutica, Nascimento esteve no órgão que antecedeu a Abin (a SAE), do qual se aposentou em 1998, portanto antes da criação da agência”, diz a nota da corporação, acrescentando que desde que se aposentou, o araponga não participou de qualquer atividade no local. Por Ambrósio não ter nenhuma ligação com as entidades governamentais que poderiam participar das investigações da PF, a Operação Satiagraha corre risco de parar por decisão judicial.

Parabéns Veja, Heráclito Fortes, Arthur Virgílio, Gilmar Mendes! e a todos os marginais de colarinho branco do Brasil. Vocês conseguiram!

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração