Pages

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Gilmar Dantas Mendes


Gilmar Mendes disse ao jornal O Estado de São Paulo; É insuficiente o laudo do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, que conclui que os equipamentos encomendados pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) para uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não fazem grampos. "Isso diz pouco. Simplesmente afirma que as maletas de que a Abin dispõe não teriam a possibilidade de fazer a interceptação. Também, ninguém afirmou que essa interceptação foi feita pela Abin, pela polícia, por pessoas contratadas".

Gilmar Mendes mente quando diz: “ninguém afirmou que essa interceptação foi feita pela Abin”. A revista Veja, afirmou sim. Na edição da revista do dia 01/09/2008, a manchete era "A Abin gravou o ministro" Está aqui na revista. Isso não é uma afirmação?. De tudo que estamos vendo e lendo, fica uma verdade: Gilmar Mendes vem fazendo uma oposição raivosa. Lula tem no Supremo Tribunal Federal (STF) uma militância exagerada do seu presidente, Gilmar Mendes .Como sempre o ministro do Daniel Dantas e outros semelhantes nunca dá uma dentro, mentiu de novo e foi desmentido. As maletas da Abin não promovem escuta. E agora, qual a cara lavada ou perobada que Gilmar Mendes vai mostrar na mídia?. De tanto mentir ele já acredita no que está dizendo. Mas os outros ainda ouvem outras versões também. Bom pra nós.Essa não deu ministro Gilmar Dantas Mendes, amigo intimo de Daniel Mendes Dantas.

Para finalizar, fecho com as palavras do moço da Imprensa Marrom;Ex-Advogado Geral da União e indicado ao STF por FHC, Gilmar Mendes é parte interessada em alguns dos processos nos quais Dantas está metido; independentemente disso, acatou mais um habeas corpus em favor do banqueiro.

Dantas goza de foro privilegiado, pois... pois... Bom, não há uma explicação. Mas Gilmar está lá para soltá-lo. É um magistrado "corajoso"? Não, não é. É um protagonista de papelão.

FHC tinha seu Engavetador Geral. Com a indicação de Mendes ao STF, o ex-Presidente da República pode hoje bater no peito e dizer, com orgulho de príncipe, que é também o pai dessa cria: o Soltador Geral da República.

Um péssimo episódio para nosso já combalido Estado Democrático de Direito. Coragem? Pff... Vexame, isso sim. Gilmar Mendes é uma vergonha para o STF.

O raciocínio é simples: os magistrados, vez por outra, declaram-se "impedidos" quando recebem algum processo acerca do qual podem ter algum tipo de relação. Um juiz ex-empregado de determinada empresa, por exemplo, declara-se impedido de julgar ações contra a tal firma. É assim.

Como todos os Ministros do STF, Mendes foi indicado pelo Presidente da República - na época, FHC. Mas não se trata "apenas" de um bom jurista. Durante o Governo FHC o atual Presidente do STF era ADVOGADO GERAL DA UNIÃO, ou seja, DEFENDIA OS INTERESSES DO GOVERNO.

Pois bem: os tentáculos de Dantas passam não apenas pelo "Governo FHC", mas especialmente pela Privatização das Teles, procedimento DEFENDIDO por Gilmar Mendes enquanto era Advogado Geral da União.

Não faz sentido, portanto, que o outrora advogado de uma das partes hoje seja o magistrado responsável pelo julgamento dos casos relacionados a Dantas.

Gilmar Mendes, em nome da independência do STF (que ele tanto xingou antes de entrar), deveria passar o caso para outro. Por que ele não faz isso?

Li num blog uma exaltação à coragem de Gilmar Mendes. Vamos ver se ele é MESMO corajoso e passa o caso para outro Ministro. Afinal, o STF e o Poder Judiciário devem sempre estar acima da vaidade pessoal de quem quer que seja.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração