O PIC / PIG recebeu com euforia a notícia de que o aposentado do SNI Francisco Ambrósio do Nascimento teria "participado" da operação Satiagraha.
Noticiaram como se tivesse grampeado telefones ilegalmente, invadido escritórios sem mandato na calada da noite, e coisas do gênero, vista em filmes de espionagem como Missão Impossível.
Mas ... pode vir uma ducha de água-fria em cima do PIC / PIG.
As notícias que começam a ser detalhadas dizem que a "participação" de Ambrósio foi limitada a coisas do tipo: anotar placas de carros e pessoas que entravam e saíam de prédios investigados, observando da rua, anotar encontros de pessoas, em lugar público.
Assim, Ambrósio atuou como um informante. Eu, você e qualquer um podemos contribuir com a polícia dessa maneira. Se você vê um carro em fuga e anota a placa, se você fotografa com um celular algum delito ou coisa suspeita, e entrega à polícia para investigar você não está fazendo nenhuma atividade exclusiva de policial.
O mesmo vale se você combinar com um policial de observar um ferro velho vizinho à sua casa para saber se é desmanche de carros roubados. Você pode observar, fazer anotações, fotografar, filmar, gravar sons, de sua casa, da casa de um amigo ou da rua.
Quem irá investigar DEPOIS é a polícia.
Por isso há muita fantasia na tese de que a operação Satiagraha estaria perdida.
Se juízes e procuradores jogarem fora provas válidas, é corrupção tão ou mais grave, do que policiais destruírem provas.
E as provas da Satiagraha colhidas na primeira fase já está nas mãos dos procuradores e do Juiz (De Sanctis).
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração