Independência do Brasil
Com as cores da pátria, a Esplanada dos Ministérios receberá hoje uma multidão para comemorar o Sete de Setembro. A festa da Independência começa com desfile às 8h45, logo após a chegada do Presidente Lula e salva de 21 tiros. Nem mesmo o sol forte, a temperatura elevada - a previsão é de 33ºC nas horas mais quentes - e a baixa umidade devem desanimar o público estimado em 50 mil pessoas.
A arquibancada coberta tem capacidade para abrigar 20 mil pessoas. As 30 mil restantes devem se espalhar pelo gramado. Para atender a multidão num dia quente e seco (a umidade mínima deve ficar em 15%), haverá 120 banheiros químicos, além de postos do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Saúde. "Todo o cuidado é pouco. O ideal é usar roupas leves, chapéus, abusar do protetor solar e ingerir muito líquido", recomenda Vicente Tomaz de Aquino Júnior, engenheiro-chefe da gerência de operações da Defesa Civil.
Dois mil policiais militares cuidarão da segurança. Desses, 1,5 mil estarão espalhados pela Esplanada e o restante na área de desfile. "São 500 a mais em relação ao ano passado. Ainda haverá policiais à paisana, a fim de coibir o furto de celulares e veículos", ressalta o coronel Gonçalves Maia, do Comando Regional Metropolitano. A PM publicou modelos de carteiras de identidade infantil no site www.pmdf.df.gov.br. Assim, as crianças - caso se percam - poderão ter os pais localizados rapidamente.
Devidamente precavidos, é só curtir a festa, cujo tema é Valores do Brasil. Entre as novidades, está o desfile da Seleção Feminina de Futebol, medalhista de prata na China, e das Rondas Ostensivas Tático-Móveis (Rotam) da Polícia Militar, além da participação do grupo de percussão feminino Batalá. A tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça encerra a parada, no fim da manhã. Mas a programação se estende até as 19h. "Haverá show de Moraes Moreira, a partir das 17h, e várias atividades promovidas pelo Centro Cultural Banco do Brasil", destaca Cibele Jaques, coordenadora de eventos da Presidência da República.
Trânsito
Toda a Esplanada ficará fechada durante as atividades no feriado. As mudanças no trânsito começam às 5h, quando a N1 (pista norte do Eixo Monumental) será interditada, a partir do altura do Palácio do Planalto. Quem chegar até as 7h30 poderá parar os carros nos estacionamentos dos ministérios da parte sul. Após esse horário, não será mais permitido transitar na S1. "Os estacionamentos dos ministérios do lado norte estão liberados apenas para pessoas credenciadas. É proibido estacionar no Teatro Nacional", avisa o coronel Gonçalves .Com informações do Correio Braziliense
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração