Pages

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Bolívia: depois do fracasso do Golpe, povo pede renúncia de governadores Golpistas

A Bolívia sofreu uma clara tentativa de golpe de Estado nos últimos dias, pela minoria de Elite que não aceita dividir o produto da riqueza nacional com população mais pobre. Só aceita dividir com magnatas dos EUA, mesmo que essa elite boliviana estupidamente só fique com uma fatiazinha dessa riqueza.

O golpe não deu certo, pela falta de apoio internacional, pelo papel legalista das Forças Armadas, e pelo apoio popular.

Dessa vez venceu a Democracia. O governo eleito pela maioria, contou com o apoio legalista das Forças Armadas, com o apoio popular, e com o apoio internacional em toda a América Latina.

As Forças Armadas interviram no estado de Pando, região onde houve os conflitos mais violentos com 30 mortes, atribuídas à ação do governador Leopoldo Fernández, contrário à Evo, que apoiou o golpe.

Este governador teve sua prisão pedida pelo promotor-geral Mario Uribe, acusado por delito de genocídio em sua forma de massacre sangrento.

Acuado e sob risco de ser preso, o governador pediu à população para aceitar o Estado de Sítio, sem confrontos, num claro recuo diante da falta de força para sustentar uma rebelião.

Em Santa Cruz de La Sierra, o governador golpista que quis derrubar o presidente Evo, deu um verdadeiro tiro no pé. A população camponesa pró-Evo se rebelou, bloqueiam estradas e exigem a renúncia do governador.

Os governadores golpistas queriam participar da reunião de presidentes da UNASUL, como oposição, e foram vetados, perdendo as expectativas de apoio internacional.

A oposição golpista, sem apoio internacional, mostra sinais de exaustão e se vê isolada e, sem alternativas, já busca o diálogo com o governo de Evo para sobreviver.

O medo da oposição, agora, é Evo Morales ter saído mais forte e legitimado do episódio. Mas não tenham dúvidas, após "lamberem as feridas", novas investidas golpistas virão. Morales deve redobrar a atenção com sua segurança pessoal.

UNASUL: APOIO UNÂNIME AO GOVERNO DE MORALES

A cúpula extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), reunida em Santiago para arbitrar uma solução ao conflito político na Bolívia, terminou após 6 horas de reunião com um acordo de todos os presidentes para apoiar o Governo boliviano de Evo Morales.

GRUPO DO RIO RESPALDA EVO MORALES

O Grupo do Rio, formado por 22 países latino-americanos e do Caribe (incluindo governos alinhados com os EUA, como o México), condenou os ataques às instalações e sedes de instituições públicas em diversas cidades do país (promovidas pela oposição).

O organismo multilateral reiterou também o profundo compromisso com os princípios da democracia na Bolívia, seu respaldo ao Governo de Evo Morales e seu apego ao princípio de respeito à integridade territorial dos Estados.

PARLAMENTO DO MERCOSUL DECLARA APOIO AO GOVERNO DE MORALES

O Parlamento do Mercosul aprovou hoje em Montevidéu, uma proposta que declara o firme apoio ao regime institucional da República da Bolívia, incluindo o reconhecimento das autoridades e instituições eleitas pelo povo boliviano.

Com informações das agências AFP e EFE

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração