Pages

terça-feira, 23 de setembro de 2008

44% votariam em candidato apoiado por Lula.75% escolheriam candidatos do governo para a continuidade de programas sociais

Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e divulgada ontem mostra o potencial do Presidente Lula como cabo eleitoral nas eleições municipais de outubro: 44,1% dos entrevistados admitiram a possibilidade de votar no candidato apoiado ou indicado pelo presidente. Desse percentual, 15,5% declararam que o candidato de Lula é "o único em quem votariam". Segundo Ricardo Guedes, diretor do Sensus, esse percentual, que representa o potencial de transferência direta de votos, é alto. "Tradicionalmente, os presidentes transferem cerca de 10%, nessa faixa."

O instituto também questionou os entrevistados se, nas próximas eleições, eles votariam nos candidatos do governo para a continuidade dos programas sociais: 75,3% disseram que sim contra 13,6% que responderam negativamente. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que é aventada como a candidata escolhida por Lula para sucedê-lo em 2010, aparece, em uma das simulações da pesquisa, com 8,4%, atrás de José Serra (PSDB), 38,1%, Ciro Gomes (PSB), 17,4%, e Heloísa Helena (PSOL), 9,9%. Em abril, Dilma tinha 6,2%, segundo o Sensus. Na pesquisa espontânea, Lula é campeão de menções (23,4%), seguido por Serra, com 6,7%.

O levantamento aponta que o governo Lula alcançou o recorde de sua popularidade, com 68,8% de avaliação positiva, maior índice de um presidente desde 1998. A aprovação pessoal de Lula chegou a 77,7%. A pesquisa mostra ainda 6,8% de avaliação negativa do Presidente

Não demorou para sites reagirem, em manchete, que Lula pode até bater recorde, "mas não transfere votos a Dilma", que segue atrás de José Serra, Aécio Neves, Ciro Gomes etc.Mas o blog de Fernando Rodrigues no UOL alerta para "o que há de mais relevante" na pesquisa, a dois anos da eleição: Dilma Rousseff alcança entre 8,4% e 12,3% das intenções, enquanto o "mito" petista de Marta Suplicy fica entre 5,9% e 8,8%.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração