Pages

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Lula no Ceará hoje


Lula visita hoje três cidades do Ceará: São Gonçalo do Amarante, Quixadá e Juazeiro do Norte, acompanhado de Dilma - apesar de a viagem não ser ligada a obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Depois das três cidades que visitará hoje, para lançamento de projetos e inaugurações de campus avançados de universidades e escolas técnicas, ele tem, até o início de setembro, mais seis cidades para visitar.

O Presidente Lula inaugura hoje o primeiro terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) do país, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. Além de assinar um protocolo de entendimento para uma refinaria no estado, Lula inaugura uma usina de biodiesel em Quixadá e um campus avançado da Universidade Federal do Ceará em Juazeiro do Norte.

O terminal de regaseificação, no Porto do Pecém, será operado pela Transpetro, empresa de logística da Petrobras. A primeira carga de GNL - 75 mil metros cúbicos - chegou no fim de julho, e ele deve ser injetado em 25 de setembro. O investimento total, que incluiu adaptação do píer e construção de um gasoduto de 22,5 quilômetros, foi de R$380 milhões.

Refinaria vai processar 300 mil barris por dia

Em novembro, a Petrobras pretende entregar o segundo terminal de regaseificação, na Baía de Guanabara. Segundo a diretora de Gás e Energia da estatal, Maria das Graças Foster, esses terminais serão um complemento para o gás produzido no Brasil e o oriundo da Bolívia - onde, há cerca de um ano, protestos levaram à suspensão do envio. Apesar de elogiar a Bolívia como parceira, ela disse não considerar o preço baixo.

A refinaria no Ceará terá capacidade de processar 300 mil barris/dia. Já a usina de biodiesel de Quixadá será operada pela recém-criada Petrobrás Biocombustível. Seu presidente, Alan Kardec, disse que o Ceará foi escolhido por questões de mercado e logística e que parte da matéria-prima (soja, mamona e girassol) será produzida na região. A usina processará até 57 milhões de litros de biodiesel por ano.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração