Pages

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Contratação recorde: Indústria tem alta recorde de 2,7% no emprego


O bom desempenho da indústria provocou um crescimento recorde na ocupação do setor no primeiro semestre deste ano. Dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam aumento de 2,7% no emprego industrial no primeiro semestre, a maior expansão para o período desde o início da série histórica da pesquisa, em 2002. A folha de pagamento real subiu 6,5%, o que foi considerado praticamente estabilização do desempenho, uma vez que o setor vem apresentando taxas semelhantes de crescimento nos últimos meses.

Em junho, o emprego industrial cresceu 0,5% em relação a maio, e na comparação com igual mês do ano passado a alta foi de 2,5%, com a contribuição principal do mercado de trabalho de São Paulo e Minas Gerais. Segundo a economista da coordenação de indústria do instituto, Isabella Nunes, o número de vagas já cresce há 24 meses seguidos, comparado com o mesmo mês do ano anterior, o que confirma um cenário de expansão “consistente” da ocupação do setor.

Aumento de empregados na indústria é inédito no semestre

Com uma expansão de 2,5% em junho, na comparação com igual período de 2007, o nível de emprego da indústria acumulou dois anos de crescimento e fechou o primeiro semestre do ano com alta de 2,7%, a maior desde que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a fazer a pesquisa, em 2002. O setor também está pagando maiores salários. Em junho, o crescimento da folha de pagamento real foi de 6,7%. No semestre, a expansão acumulada é de 6,5%.

O nível recorde de emprego é fruto de um forte ritmo de contratações em quatro setores. Em três deles, o crescimento no semestre é de dois dígitos: máquinas e aparelhos eletrônicos e de comunicações (incluindo celulares, com alta de 12,9%), máquinas e equipamentos (12,6%) e meios de transportes (incluindo automóveis, com 10,8%). Houve influência ainda do segmento de alimentos e bebidas. “Apesar de a alta ter sido de apenas 3,1% no semestre, o peso é muito grande, pois o segmento representa 20% do total de empregados na indústria”, explica André Macedo, economista do IBGE. Segundo o IBGE, 70% dos segmentos industriais estão com expansão no nível de emprego. Elevação dos salários da indústria foi de 6,5% de janeiro a junho

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração