Pages

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Estão com medo da internet...e dos blogs


Uma notícia de capa do jornal Folha de S.Paulo diz que uma Pesquisa apresentada ontem no 7º Congresso Brasileiro de Jornais, promovido pela ANJ (Associação Nacional de Jornais), mostrou que temas como "confiabilidade" e "profundidade" estão no topo das qualidades identificadas pelos leitores de mídia impressa.Ou seja uma associação de donos de jornais faz pesquisa para eles mesmos.

O que a Folha esqueceu de estampar na primeira página do jornal, está escondido na página interna para o leitor assinante mais atento e com boa visão encontrar... O diretor do Ifra Newsplex, Randy Covington diz que, apesar do bom momento que a mídia impressa vive na América Latina, jornais precisam se preparar para enfrentar crise semelhante à dos EUA.

Randy Covington disse à Folha que nos EUA, a maioria dos jornais vem demitindo de 20% a 30% dos seus funcionários e uma das causas seria a a penetração da internet, com a banda larga. O Brasil irá enfrentar realidades semelhantes. A internet terá impacto crescente. Os jornais no Brasil precisam se antecipar e não cometer erros que jornais nos EUA cometeram, disse Covington.

Ainda segundo o americano, é preciso se preparar para o futuro em que muitas pessoas vão estar conectadas. Elas vão querer ler, ver, ouvir, experimentar.

A Folha perguntou a Randy Covington: - O interesse por notícias cresceu?

Covington respondeu;- Ele é maior hoje. O que é assustador é a migração para os blogs e formas menos tradicionais. Não há garantia de que as pessoas vão nos procurar no futuro só porque temos um jornal impresso. Jornais ainda têm credibilidade, repórteres, ética, entendem o contexto. Precisam se preparar para o crescimento da internet. E precisa mesmo. Lula já anunciou que estuda ressuscitar a Telebrás para implantar a banda larga (acesso à internet em alta velocidade) em 90% do território nacional e antes do final do segundo mandato ....Leia

Depois de ler a entrevista do americano, dá para se ter uma idéia do por que a Folha estampar a manchete "Leitores associam jornais a confiabilidade".

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração