Pages

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Delegado da PF é chamado para explicar Operação Satiagraha


A CPI das escutas telefônicas, tem o primeiro alvo escolhido; o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha, na qual foram presos Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Protógenes foi convocado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas para explicar as ações da PF no caso e, especialmente, o envolvimento da cúpula do governo em seu afastamento do comando da operação.

A avaliação dos governistas é que Protógenes pode ser provocado pela oposição a atacar o governo. A saída seria colocar em dúvida os procedimentos utilizados durante o cerco ao banqueiro. Para desqualificar o trabalho do delegado, a base pretende questionar a dinâmica utilizada pelo delegado durante as interceptações telefônicas. Há suspeita de que houve abuso, uma vez que a PF recebeu senhas, na Operação Satiagraha, para monitorar o histórico de chamadas não apenas dos investigados, mas de qualquer assinante do País.

A oposição também se arma, "vamos cobrar o esclarecimento de todos os fatos", afirma o vice-líder do PSDB, Gustavo Fruet (PR). .

O roteiro traçado pelos oposicionistas estabeleceu três momentos de esclarecimentos: detalhes da investigação, do afastamento e o envolvimento de integrantes da cúpula do governo – como Gilberto Carvalho, e o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. A imprensa que até o momento nem sabia que essa CPI existia, vai estar presente. Oras se vai

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração