Pages

terça-feira, 19 de agosto de 2008

As safadezas do Estadão

Os jornais do PIG/PIC Estadão, "Folha de São Paulo" e "O Globo", em ação coordenada para colocar suas páginas a serviço de campanha eleitoral demo-tucana, seguem uma mesma pauta nos últimos dias.

Todos noticiam que o governo privilegia prefeitos da base aliada, dizendo que a maioria dos munícipios que recebem verbas são base aliada.

Mas estes jornalões do PIG/PIC escondem de seus leitores que o resultado das urnas em 2004 foi:
- 64% dos prefeitos eleitos são de partidos da base aliada do governo federal.
- 36% apenas são da oposição.

Logo, é óbvio que, automaticamente, quando o governo federal distribui verbas iguais para todos os municípios, existem uma maioria governada por partidos da base aliada simplesmente porque os eleitores os colocaram lá e não porque o governo privilegia.

Para piorar os números da oposição, dos 36% de municípios onde a oposição elegeu o prefeito, grande parte virou a casaca para partidos governistas, antes do STF vetar transferências no ano passado.

Para citar um exemplo famoso, há o do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, que saiu do PPS (oposição) para o PMDB (da base aliada, mas rachado, com oposicionistas em seus quadros).

O número de municípios nas mãos de partidos de oposição devem estar reduzidos à algo entre 20 e 25%, depois da debandada de prefeitos e vereadores que saíram do DEM, PSDB e PPS depois das eleições de 2004 e 2006.

Se for fazer as contas na ponta do lápis, a oposição está sendo privilegiada, pois está recebendo uma percentual acima de sua representação popular.

Além disso há prefeituras de oposição que sabotam programas federais, e não apresentam projetos e documentação para viabilizar convênios. Já as prefeituras da base aliada costumam ter seus programas de governo em sintonia com programas federais.

Prefeitos como César Maia no Rio e Kassab no Rio, sabotam equipes de médicos de família, atrasam o SAMU, e deixam dinheiro da saúde aplicado no Mercado Financeiro em vez de liberar as verbas para o atendimento à população.

Os joranlões do PIG/PIC não tem nada o que reclamar do governo federal.

Teriam que reclamar do eleitor que está reduzindo a pó as prefeituras controladas pela oposição que o PIG/PIC tanto gosta.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração