Pages

terça-feira, 29 de julho de 2008

Real sobe 124%


O real já se valorizou em 124,2% ante o dólar durante a gestão do Presidente Lula à frente da Presidência, informou estudo divulgado pela consultoria Economática ontem.

Trata-se do dobro de valorização em relação às moedas dos principais países latino-americanos. Em segundo lugar veio o peso colombiano, que valorizou 61,6%, seguidos pelo peso chileno (46,2%), pelo sol novo, do Peru (23,3%), pelo peso argentino (11,5%) e pelo peso novo mexicano (2,9%).

O único grande mercado latino-americano cuja moeda se desvalorizou ante o dólar no acumulado desde janeiro de 2003 foi o bolívar, da Venezuela: 34,7%.

Para efeito de comparação, o euro se valorizou ante o dólar em 50% no mesmo período.

Nem o euro conseguiu bater o real no período. A moeda da União Européia aumentou o seu valor em 50% ante o dólar americano. Conforme o levantamento, a única moeda que apresentou desvalorização foi o bolívar venezuelano, cuja queda foi de 34,7%. Em 2008, porém, o campeão de valorização foi o peso colombiano, que até este mês acumula alta de 13,6% ante 12,5% do real. O euro aumentou 6,9% seu valor

Na avaliação de especialistas, não há expectativa desse cenário ser revertido. Com a economia americana enfraquecida e juros baixos, os investidores têm procurado outras opções mais rentáveis de aplicações, especialmente em moedas de países emergentes. O economista da Austin Rating, Alex Agostini, diz que, apesar do mercado mais turbulento, a liquidez do mercado internacional ainda é grande.

2008

Neste ano o ritmo é parecido. Das principais moedas latino-americanas, o real está entre os que mais se valorizaram.

O peso colombiano lidera o ranking, com valorização de 13,6%. O real fica em segundo lugar, com ganho de 12,5%, seguido pelo peso novo mexicano (8,9%). Essas três moedas tiveram uma valorização superior ao obtido pelo euro (6,9%).

Também tiveram ganhos o sol novo peruano (4,4%), o peso argentino (4,3%) e o peso chileno (1,1%). O bolívar venezuelano está estável.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração