Daniel Dantas disse ao jornalista Bob Fernandes: "Vou detonar! Vou contar tudo. Tudo sobre a corrupção no Judiciário, no Congresso, na imprensa!". Com medo, Gilmar Mendes mandou soltar o banqueiro
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, acatou nesta sexta-feira a petição apresentada pelos advogados de Daniel Dantas, dono do banco Opportunity, e concedeu liminar para suspender a decisão da prisão preventiva do banqueiro. Dantas está preso preventivamente desde ontem à tarde por decisão da Justiça Federal em São Paulo.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, mandou soltar novamente nesta tarde o banqueiro Daniel Dantas. Ele foi preso na terça-feira pela PF na Operação Satiagraha. Dantas dormiu na sede da PF em São Paulo de terça para quarta-feira e foi solto na madrugada de quarta, depois que o STF concedeu habeas a ele e outras 10 pessoas ligadas ao grupo Opportunity. Contudo, uma nova decisão da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo ontem mandou Dantas de volta à prisão sob a acusação de corrupção ativa.
Na decisão,Gilmar Mendes afirma que aceitou o pedido "porque não há fatos novos de relevância suficiente a permitir a nova ordem de prisão expedida". Ele disse que os mesmos fundamentos que permitiram o conhecimento do pedido de afastamento da prisão temporária, concedida na última terça-feira, "também permitem conhecer do pleito de revogação da prisão preventiva".
A fundamentação utilizada pelo juiz federal titular da 6ª Vara Criminal de São Paulo, Fausto Martin de Sanctis, não é suficiente para justificar a nova prisão de Daniel Dantas, disse o presidente do STF. Ele afirmou entender que, para que o decreto de custódia cautelar seja idôneo, é necessário que especifique, de modo fundamentado, elementos concretos que justifiquem a medida.
Além disso, diz que o encarceramento de Dantas "revela nítida via oblíqua de desrespeitar a decisão deste Supremo Tribunal Federal anteriormente expedida".
Procurador sobre soltura de Dantas: transmitam meus sentimentos
O procurador da República Rodrigo de Grandis deixou a sede da Polícia Federal em São Paulo após acompanhar o depoimento do banqueiro Daniel Dantas, sem dar declarações. Questionado sobre a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, que mandou soltar pela 2ª vez o banqueiro, o procurador apenas disse: "transmitam meus sentimentos".
Os endereços e e-mails dos ministros do STF: www.stf.gov.br
Carlos Ayres Britto
Tel: (61) 3217-4311
Fax: (61) 3217-4339
E-mail: gabicarlosbritto@stf.gov.br
GABINETE MINISTRO GILMAR MENDES (Presidente)
e-mail: mgilmar@stf.gov.br
Fax: (61)32174189
GABINETE MINISTRO CELSO DE MELLO
e-mail: mcelso@stf.gov.br
Fax: (61)32174099
GABINETE MINISTRO MARCO AURÉLIO
e-mail: marcoaurelio@stf.gov.br
Fax: (61) 32174309
*GABINETE MINISTRO CEZAR PELUSO
*e-mail: mluciam@stf.gov.br
Fax: (61) 32174219
*GABINETE MINISTRO CARLOS BRITTO
*e-mail: gcarlosbritto@stf.gov.br
Fax: (61) 32174339
*GABINETE MINISTRO JOAQUIM BARBOSA
*e-mail: gabminjoaquim@stf.gov.br
Fax: (61) 32174159
*GABINETE MINISTRO EROS GRAU
*e-mail: gaberosgrau@stf.gov.br
Fax: (61) 32174399
*GABINETE MINISTRO RICARDO LEWANDOWSKI
*e-mail: gabinete-lewandowski@stf.gov.br
Fax: (61) 32174279
*GABINETE MINISTRA CÁRMEN LÚCIA
*e-mail: anavt@stf.gov.br
Fax: 61-32174355 / 32174369
*GABINETE MINISTRO MENEZES DIREITO
*e-mail: alexandrew@stf.gov.br
Fax: (61) 32174129
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração